Governo apresenta programas e recursos a prefeitos da região de Entre Rios

Reuniões com prefeitos de cada região vem sendo organizadas semanalmente pela Casa Civil com o objetivo de orientar as prefeituras e garantir um alinhamento entre as administrações municipais, seus representantes no Legislativo e o governo.
24/02/2021 - 14:09

A Casa Civil do Governo do Paraná reuniu nesta quarta-feira (24), prefeitos e deputados dos municípios da região de Entre Rios para informar e orientar sobre programas e recursos disponíveis para as cidades. O encontro contou com a participação do vice-governador Darci Piana, do chefe da Casa Civil, Guto Silva, e dos secretários estaduais de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Reuniões com prefeitos de cada região vem sendo organizadas semanalmente pela Casa Civil. O objetivo, explicou Guto Silva, é orientar as prefeituras e garantir um alinhamento entre as administrações municipais, seus representantes no Legislativo e o governo para que os municípios possam receber recursos de forma rápida.

PARANÁ MAIS CIDADES - O chefe da Casa Civil disse que não faltarão recursos para os municípios e explicou que o trabalho conjunto que está sendo proposto vai ajudar a definir as prioridades das regiões. “É importante alcançarmos um consenso regional para focar em obras e investimentos que beneficiem a todos. Isso torna o planejamento mais fácil e rápido”, afirmou.

Uma das ferramentas para isso é o programa Paraná Mais Cidades. Construído em conjunto com a Assembleia Legislativa, conta com recursos do Tesouro Estadual e da devolução do exercício orçamentário do Legislativo. O dinheiro chega às prefeituras por indicação dos deputados estaduais. O foco é fomentar o desenvolvimento dos municípios.

COVID-19 - A expansão do número de casos de Covid-19 foi um dos temas do encontro. O governo prepara medidas mais restritivas para conter o contágio e evitar o colapso do sistema hospitalar. Por isso, Guto Silva pediu que os prefeitos ajudem o Estado a tornar essas medidas efetivas em todas as cidades.

O chefe da Casa Civil também falou sobre a possibilidade de compra de vacinas pelo Estado, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, e adiantou que o governo vem mantendo conversas com fabricantes.

“Precisamos no mínimo de 1,5 milhão de pessoas vacinadas no Estado para começar a voltar a normalidade. Este primeiro semestre ainda será difícil, mas, com a perspectiva de vacinar mais paranaenses, estamos otimistas com o segundo semestre deste ano”.

E justamente em função desse cenário, a Casa Civil decidiu suspender temporariamente a agenda de encontros com prefeitos e deputados, que vinha sendo realizada presencialmente no Palácio Iguaçu. As reuniões serão retomadas assim que possível.

PRESENÇAS - Participaram do encontro desta quarta-feira, prefeitos dos 22 municípios formam a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios): Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama, Xambrê e Tapira. A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Do Carmo e Delegado Fernando Martins e Delegado Francischini.