Visita Virtual ao Palácio Iguaçu

Panorama

Fotos: Márcio Irala

PALÁCIO IGUAÇU

O Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, deve sua designação ao rio de mesmo nome, que corta o Estado de Leste a Oeste e cuja nascente fica no entorno da capital Curitiba. Na sua foz estão as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do Planeta.

O edifício - inaugurado em 1954 pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto em comemoração ao Centenário de Emancipação Política do Paraná - está no ponto mais alto do primeiro Centro Cívico criado no Brasil.

Além da sede do Poder Executivo estadual, a região reúne um importante conjunto arquitetônico, formado por prédios da Assembleia Legislativa do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná e a Prefeitura de Curitiba. No centro das edificações está a Praça Nossa Senhora Salete.

Obra do engenheiro e arquiteto paranaense David Xavier de Azambuja, o Palácio Iguaçu tem 15.191 metros quadrados e também foi projetado para ser a residência oficial do governador. Hoje, o prédio abriga a estrutura de Governadoria do Estado do Paraná, maior nível hierárquico da administração estadual.

Na língua tupi-guarani, um dos povos indígenas que já habitava o território paranaense antes da chegada dos europeus no século XVI, a palavra Iguaçu significa Água Grande.