Um Espaço para o Cidadão

O Programa Espaço Cidadão – Telecentros oferece inclusão digital a diversas comunidades do Estado por meio da disseminação do acesso público à internet e uso de correios eletrônicos.

Para isso, são disponibilizados computadores com sistemas não proprietários, mais conhecidos como "softwares livres" e, também, Agentes Locais de Inclusão Digital que trabalham na capacitação da comunidade para o correto uso da tecnologia da informação.

A capacitação destes agentes e da comunidade é voltada, principalmente, para a inclusão social, proporcionando maior conhecimento da sua própria realidade e identificação de novos caminhos.

O Programa é administrado pela Casa Civil, na qualidade de responsável pela formulação de políticas públicas e construção de marcos referenciais para ações de cunho estratégico, em alinhamento com a realidade econômica, social e ambiental do Estado do Paraná, em conjunto com a CELEPAR, a qual executa os serviços de instalação, configuração e manutenção dos computadores.

As parcerias, com os municípios, inicialmente eram realizadas por meio das Bibliotecas Cidadãs, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente o Programa conta com várias parcerias onde o município, associações ou comunidades disponham de um local disponível para atendimento ao público.

Estrutura – O Espaço Cidadão oferece ao cidadão uma estrutura completa, com computadores, links de acesso à internet com fibra ótica, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e atendente capacitado para orientar o usuário.

Aperfeiçoamento profissional
– Graças a parcerias que foram firmadas com várias instituições e entidades de ensino profissional, o cidadão paranaense tem a opção de participar de cursos e palestras gratuitamente, que são ministrados de forma presencial ou a distância. Tudo isso para dar novas oportunidades para a população do Paraná, de maneira democrática e igualitária. Mesmo os moradores de pequenos municípios ou pequenas comunidades têm a opção de acompanhar os cursos e palestras transmitidos via web para todos os Espaços Cidadão localizados em aproximadamente 350 cidades.

Web conferência – As web conferências são outro diferencial dos Espaços Cidadão. Focadas em carreiras e profissões, levam a todos os paranaenses informações e dicas para profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Também são realizadas web conferências com palestras e capacitações, voltadas aos cidadãos como também aos atendentes dos Espaços Cidadão.

Governo Eletrônico – Os computadores dos Espaços Cidadão dão acesso aos serviços online do Governo do Estado, como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran, Previdência Social, Programação Cultural, ente outros.


Recomendar esta página via e-mail: