Espaço Cidadão

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Contato: (041) 3200-6803 ou 3200-6141

 

O Programa Espaço Cidadão – Telecentros oferece inclusão digital a diversas comunidades do Estado por meio da disseminação do acesso público à internet e uso de correios eletrônicos.

Para isso, são disponibilizados computadores com sistemas não proprietários, mais conhecidos como "softwares livres" e, também, Agentes Locais de Inclusão Digital que trabalham na capacitação da comunidade para o correto uso da tecnologia da informação.

A capacitação destes agentes e da comunidade é voltada, principalmente, para a inclusão social, proporcionando maior conhecimento da sua própria realidade e identificação de novos caminhos.

O Programa é administrado pela Casa Civil, na qualidade de responsável pela formulação de políticas públicas e construção de marcos referenciais para ações de cunho estratégico, em alinhamento com a realidade econômica, social e ambiental do Estado do Paraná, em conjunto com a CELEPAR, a qual executa os serviços de instalação, configuração e manutenção dos computadores.

As parcerias, com os municípios, inicialmente eram realizadas por meio das Bibliotecas Cidadãs, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente o Programa conta com várias parcerias onde o município, associações ou comunidades disponham de um local disponível para atendimento ao público.

Estrutura – O Espaço Cidadão oferece ao cidadão uma estrutura completa, com computadores, links de acesso à internet com fibra ótica, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e atendente capacitado para orientar o usuário.

Aperfeiçoamento profissional – Graças a parcerias que foram firmadas com várias instituições e entidades de ensino profissional, o cidadão paranaense tem a opção de participar de cursos e palestras gratuitamente, que são ministrados de forma presencial ou a distância. Tudo isso para dar novas oportunidades para a população do Paraná, de maneira democrática e igualitária. Mesmo os moradores de pequenos municípios ou pequenas comunidades têm a opção de acompanhar os cursos e palestras transmitidos via web para todos os Espaços Cidadão localizados em aproximadamente 350 cidades.

Web conferência – As web conferências são outro diferencial dos Espaços Cidadão. Focadas em carreiras e profissões, levam a todos os paranaenses informações e dicas para profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Também são realizadas web conferências com palestras e capacitações, voltadas aos cidadãos como também aos atendentes dos Espaços Cidadão.

Governo Digital – Os computadores dos Espaços Cidadão dão acesso aos serviços online do Governo do Estado, como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran, Previdência Social, Programação Cultural, ente outros.

 

Banco do Brasil
O Banco do Brasil tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.Atua como parceiro do espaço Cidadão com a doação de equipamentos que são distribuídos para os municípios cooperados.

Companhia de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do Paraná - CELEPAR
É uma Sociedade de Economia Mista que tem como missão aproximar a administração pública e sociedade, provendo soluções de tecnologia da informação e comunicação. Atua regionalmente no suporte técnico aos Espaços Cidadão.

Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Promove a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira. Auxilia no repasse de conhecimento nos Espaços Cidadão, oferecendo cursos presenciais.

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Senac é uma empresa de caráter privado e sem fins lucrativos, que oferece capacitação e aperfeiçoamento profissional para a população. Acompanhados de cursos presenciais e a distância, que fazem parte do PSG (Programa Senac de Gratuidade).

Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Instituição sem fins lucrativos criada para auxiliar os empreendedores e empresários de pequenos negócios de todo o Brasil.

Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Senar é uma entidade de direito privado, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo Tripartite. A entidade oferece aos Espaços Cidadão, cursos presenciais e também a distância.

 

Os atendentes dos Espaços Cidadão são Agentes de Inclusão Digital e Social, e prestam serviços relevantes para o desenvolvimento de sua comunidade. Interagir com a comunidade local facilitando, incentivando e ensinando os cidadãos a utilizar a tecnologia de informação são suas principais atribuições. São os responsáveis pelo atendimento aos usuários, tirando dúvidas, fazendo sugestões de atividades e comunicando as regras de funcionamento. São capacitados continuamente e nesse ambiente entram em contato com muitas pessoas com diferentes interesses. São pessoas de faixa etária, formação cultural e educacional diferentes. Pensando nisso, elaboramos questões e orientações a serem levados em conta para facilitar o trabalho e a convivência com esse público tão eclético.

Responsabilidades do Monitor

  • Abrir e fechar o Espaço Cidadão;
  • Cumprir o horário de trabalho e informar imediatamente ao Supervisor sobre ocorrências no Espaço Cidadão;
  • Zelar pela correta utilização do Espaço Cidadão e auxiliar no cumprimento de todas as normas e regras estabelecidas;
  • Cadastrar novos usuários;
  • Fazer registro do atendimento;
  • Comunicar a Equipe Técnica do Espaço Cidadão quando encontrar problemas nos equipamentos;
  • Zelar pela integridade das instalações do Espaço Cidadão, não permitindo que pessoas não autorizadas tenham acesso aos equipamentos da sala. Somente o suporte técnico está autorizado a abrir os computadores e seus periféricos;
  • Conhecer e estimular o uso dos recursos do Portal do Governo do Paraná;
  • Prestar um atendimento de qualidade ao usuário, ser um facilitador entre o usuário e os serviços disponibilizados pelo Espaço Cidadão;
  • Acompanhar e avaliar o desempenho quantitativo (atendimentos e cadastros) e qualitativos do Espaço Cidadão e sugerir melhorias;
  • Definir estratégias de divulgação do Espaço Cidadão juntamente com o Supervisor e/ou Equipe Espaço Cidadão;
  • Trabalhar para que o Espaço Cidadão tenha condições de aumentar o número de pessoas atendidas.
     

Princípios do Monitor

  1. Todos os usuários são iguais perante as regras de funcionamento.
  2. Sempre explicar as regras no momento do cadastro.
  3. O usuário decide o que quer fazer, desde que respeite as regras de uso.
  4. Servir sem ser servil, ou seja, deixar o usuário fazer para aprender.
  5. Na dúvida, procurar primeiramente o Supervisor e se não resolver, procurar a Equipe Espaço Cidadão.
  6. O atendente nunca deixará um usuário sem resposta. A internet traz todas as informações, encontrar só depende do atendente.
  7. Abrir o Expresso pelo menos duas (2) vezes ao dia.
  8. Sempre registrar os atendimentos no SGP.
  9. Estar sempre atento às regras e procedimentos no atendimento.
  10. Atingir a meta de 75% de ocupação dos computadores.
     

Orientações aos Monitores

  1. Vista-se de maneira mais discreta possível: jeans e camisetas são sempre boas alternativas. Se tiver, use a camiseta do programa para que possa ser identificado facilmente por novos usuários;
  2. Não fale gírias ou linguagem rebuscada: mesmo sendo um ambiente informal procure utilizar uma linguagem clara e objetiva. Não fale muito nem seja monossilábico;
  3. Você está sendo vigiado: o sistema instalado nos Espaços Cidadão permite ao gestor identificar as páginas visitadas pelos monitores na internet bem como todas ações executadas nas tarefas do cotidiano; Lembre-se que a comunidade tem linha direta com o gestor através do “fale conosco” para fazer denúncias.
  4. Nunca entre em fofocas: apesar delas fazerem parte de comunidades menores, saia fora retire-se e não de sua opinião. Lembre-se que, informações contadas por terceiros vem com viés e a carga emocional da pessoa que está falando;
  5. Não use a linguagem utilizada no msn, orkut, twiter e outros como por exemplo: “belê”, “vc” ou “kde”. Procure escrever de maneira clara e sem abreviações. Escreva corretamente, na dúvida consulte um dicionário;
  6. Deixe o seu celular no modo vibracall ou em um volume baixo: o Espaço Cidadão é como uma biblioteca, ou seja, local onde pessoas pesquisam e estudam, por isso é importante o silêncio para manter a concentração;
  7. Se você não estiver bem: Não deixe que problemas particulares interfiram o seu trabalho, “não é negativo a pessoa ter problemas, a questão é como ela lida com eles” lembre-se que o usuário não deve sofrer com a variação de humor do monitor;
  8. Se precisar receber familiares e amigos no Espaço Cidadão para tratar de assuntos particulares atenda rapidamente e se puder fora da sala;
  9. Atenda com presteza e educação: atendam todos os usuários com a mesma dedicação, sem distinção entre cidadão comum e autoridades;
  10. Fique longe de brigas política: não se envolva em rixas político-partidárias pois toda comunidade deve ser atendida igualmente;
  11. Cultive a pontualidade e assiduidade: é sinal de respeito com usuários que criam rotinas com os seus horários. Quando não for comparecer avise antecipadamente os usuários;
  12. Demonstre garra e disponibilidade em ajudar: muitos usuários sentem-se constrangidos em frequentar o Espaço Cidadão porque não sabem utilizar as ferramentas disponíveis, por isso o monitor deve ter paciência para mostrar caminho da maneira mais simples possível;
  13. Quando surgir um usuário inconveniente mostre firmemente, sem ser rude, qual o seu papel no Espaço Cidadão. Se for necessário peça para retirar-se do local e aplique penalidade: suspensão de uso, etc. Tenha autoridade para resolver os conflitos que surgirem no telecentro..

 

Acesso ao Sistema Gestor:

 

Troca de Senha de Acesso: