Estado capacitará 1.700 técnicos para atuarem no programa de enfrentamento à pobreza

20/04/2024 - 08:34

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio da Unidade Técnica de Programas, Projetos e Benefícios, vai capacitar até agosto aproximadamente 1.700 técnicos municipais para atuação no Nossa Gente Paraná, maior programa intersetorial de enfrentamento à pobreza do País.

“O programa Nossa Gente Paraná foi fundamental para que o governo Carlos Massa Ratinho Junior desse uma rápida resposta aos desafios impostos pela pandemia, dando suporte às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo, inclusive, referência para os demais estados na área de combate à pobreza”, destacou o secretário Rogério Carboni.

As capacitações presenciais, com carga horária de 8 horas cada, vão acontecer nas 22 regionais da Sejuf, abrangendo a formação de técnicos de todos os municípios que aderiram ao programa. Todos os municípios do Estado tiveram a oportunidade de repactuar sua adesão ao Programa Nossa Gente Paraná.

COMITÊS LOCAIS – O público-alvo envolve os técnicos de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), agentes comunitários de saúde e outros profissionais desta área, representantes da educação, funcionários de agências do trabalhador, extensionistas rurais do IDR-Paraná, entre outros envolvidos diretamente no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social. Estes profissionais compõem os Comitês Locais do Programa Nossa Gente Paraná.

Os professores são técnicos da Unidade Técnica de Programas, Projetos e Benefícios. As inscrições são realizadas por meio da Escola de Gestão.

AMPLIAR ALCANCE – A coordenadora do programa, Tamara Zázera Rezende, afirmou que a iniciativa é importante para ampliar o alcance dos benefícios do Nossa Gente. “Este será um importante momento para os municípios conhecerem mais a proposta do Programa Nossa Gente Paraná. Sendo uma iniciativa intersetorial, convidamos não apenas os técnicos da assistência social para participarem, mas também os profissionais de outros setores”, explicou.

O Programa Nossa Gente Paraná investe na capacitação continuada dos servidores municipais, para que o acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social seja feito sempre com qualidade. Além das capacitações presenciais, está sendo produzido um curso EAD sobre o Sistema de Acompanhamento das Famílias.

CONTEÚDO – A capacitação aborda princípios e objetivos do programa, compromissos dos municípios, modelo de acompanhamento familiar do programa, intersetorialidade, arranjo de gestão do Programa; funcionamento dos Comitês Municipais e Locais, projetos vinculados ao Programa (Renda Nossa Gente Paraná, Energia Solidária, AFAI, Renda Agricultor Familiar, Inclusão Produtiva Solidária, Caixa d'Água Boa, Recomeça Paraná, Requalificação Urbana, Redução do Déficit Habitacional), utilização do Sistema de Acompanhamento das Famílias, resultados alcançados e os próximos passos.