Equipe de governo cumpre agenda de trabalho em Londrina

Governador assinou decreto que transfere a sede do Executivo estadual para o município. As ações acontecem na Expolondrina. Na solenidade, foi prorrogada a redução do ICMS na comercialização de peixe.
Publicação
11/04/2019 - 11:50
Editoria
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou nesta quarta-feira (10) o decreto que transfere a sede do Executivo Estadual para Londrina, na região Norte do Estado. A solenidade ocorreu na Sociedade Rural do Paraná, durante a 59 Expolondrina, um dos maiores eventos do agronegócio do Brasil.

Na cerimônia, o governador também assinou o decreto que prorroga por um ano a redução da cobrança do ICMS - de 12% para 7% - na comercialização de peixes para cinco estados. Foi o primeiro ato oficial em Londrina.

“Todos  os secretários e a equipe de governo estão em Londrina para discutir, debater e anunciar benfeitorias para a cidade. É uma agenda de trabalho inovadora e que leva o governo para próximo das pessoas e fortalece ainda mais os municípios do interior”, disse ele.

Os despachos da equipe serão feitos na feira, no Parque de Exposições Ney Braga, entre quinta-feira (11), quando acontece uma reunião de secretariado, e sexta-feira (12).

É a segunda vez neste ano que a estrutura estadual é levada para o Interior. Em fevereiro, o governo foi transferido para Cascavel, no Oeste, durante a durante a realização do Show Rural.

PARCERIA - O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, disse que a inciativa do Estado é benéfica para a região Norte. “A presença do governo aqui é importante porque facilita a realização de bons projetos e boas ações em prol da qualidade de vida da população daqui”, disse. “As cidades dependem muito dessa parceria com o governo”, acrescentou.

ASSEMBLEIA - Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa também se instalou na feira. “Junto com o Estado, estamos democratizando o governo, permitindo que o setor produtivo e as entidades representativas fiquem mais próximas”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano.

EXPOLONDRINA - A feira, que começou na última sexta-feira, segue até o domingo (14). O Governo do Estado está presente por meio de ações da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Sanepar, Copel e Celepar.

PRESENÇAS -  O vice-governador Darci Piana participou da solenidade, junto com toda a equipe do governo. Também participaram  o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri; os deputados estaduais Cobra Repórter, Tercilio Turini, Boca Aberta Júnior, Michele Caputo Neto, Luiz Cláudio Romanelli, Tiago Amaral, Artagao Júnior, Wilmar Reichembach, Alexandre Curi e Soldado Adriano José e o presidente da Sociedade Rural, Antônio Sampaio.

BOX
Governo reduz para 7% alíquota do ICMS sobre comercialização de peixes no 1º ato em Londrina

Como primeiro ato em Londrina, nova sede do Governo do Estado, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou um decreto que prolonga a redução de 12% para 7% do ICMS na comercialização de peixes para cinco estados.

A validade do decreto nº 8334, de novembro de 2017, expirava no próximo 30 de abril. Antes disso a alíquota era de 12% nas operações com os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo e de 7% nas operações com os demais estados e Distrito Federal.

Foi o próprio setor de piscicultura que solicitou ao Estado as medidas para melhorar a competitividade do peixe paranaense diante da redução tributária praticada pelos estados do Mato Grosso e Goiás.

Esses estados competem com o Paraná nos principais mercados consumidores do país e São Paulo é o destino de cerca de 80% da comercialização interestadual de pescado do Paraná. A redução contribui e auxilia os produtores paranaenses em relação aos mercados de outros estados.

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

GALERIA DE IMAGENS