No Cosud, Paraná apresenta propostas de políticas de atenção e proteção às mulheres

Gestores dos sete estados que compõem o Consórcio discutiram novas ações voltadas a esse público. O destaque foi a elaboração de uma carta aos governadores com prioridade para o enfretamento à violência contra as mulheres.
Publicação
06/03/2023 - 09:33
Editoria

O Paraná apresentou propostas para inclusão de novas ações nas políticas públicas de atenção e proteção às mulheres, nesta sexta-feira (03), no 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste. A secretária da Mulher e Igualdade racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, participou do Grupo de Trabalho Mulher e Cidadania, que reuniu gestoras da área dos sete estados que integram o Consócio.

Ao lado de representados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul, Leandre defendeu a importância de estes entes da Federação trabalharem de forma consorciada, das gestoras terem um espaço de debate permanente, bem como as ferramentas que o consórcio pode fornecer aos estados para implementação de políticas públicas eficazes.

As discussões do grupo de trabalho resultaram em uma Carta aos Governadores dos sete estados em que as gestoras propõem quatro compromissos.

O documento preconiza o comprometimento para um esforço coletivo no enfrentamento de todas as formas de violências contra meninas e mulheres, o apoio ao recém-criado Fórum Interestadual de Gestoras Estaduais da Mulher (FIGEM), a criação do Observatório Mulheres, além da inclusão do tema “Mulher e Cidadania” nos painéis principais das próximas edições de encontro.

“Foi uma participação muito enriquecedora no grupo de trabalho, no qual as representantes das secretarias da Mulher debateram as ações vigentes e os desafios”, destacou a secretária do Paraná. “As discussões abordaram, ainda, de que forma o Cosud pode nos auxiliar nesta missão de combater todas as formas de violências e as ferramentas para que elas desenvolvam sua autonomia”.

Dos sete estados que compõe o Cosud, quatro possuem secretarias da Mulher e os demais contam com organismos responsáveis pela efetivação de políticas voltadas a esse público.

Como parte da reforma administrativa para o mandato atual, o Paraná instituiu a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. Entre as metas está o mapeamento das ações já existentes no âmbito do governo estadual para identificar novas ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer ainda mais as ações voltadas a essa área.

GALERIA DE IMAGENS