Palácio Iguaçu sedia a programação da Semana Paraná Inovador

De 15 a 19 de outubro, a sede do governo será palco de evento que vai reunir todo o ecossistema de inovação paranaense. Haverá palestras, workshops, talkshows, pitchs (apresentações) de startups e sessões de mentorias para avaliar e orientar boas ideias.
09/10/2019 - 17:58

O Governo do Paraná realiza de 15 a 19 de outubro a primeira edição da Semana Paraná Inovador. Com formato diversificado, que inclui palestras, workshops, talkshows, pitchs (apresentações) de startups paranaenses, e até mesmo sessões de mentorias para avaliar e orientar boas ideias, o evento vai ocupar o segundo andar do Palácio Iguaçu, sede do governo, e será aberto ao público em geral. A coordenação é da Superintendência Geral de Inovação da Casa Civil.

Na abertura, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sanciona a lei que institui oficialmente a semana de inovação no calendário de eventos do Estado e anuncia os vencedores do Sinapse da Inovação, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador. O projeto de lei de autoria do deputado Hussein Bakri foi aprovado nesta quarta-feira (09) pela Assemleia Legislativa.

“Nosso objetivo é integrar governo, academia e empreendedores e mostrar que o Paraná tem capacidade para se tornar o estado mais inovador do Brasil”, explica o chefe da Casa Civil, Guto Silva. “Vamos abrir as portas do Palácio Iguaçu para todos que tiverem ideias que possam contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado.”

FUTURO – O evento vai abordar temas que vão impactar o futuro, projetando cenários para áreas como o varejo, a agricultura e a administração pública. Além de soluções tecnológicas, também estarão em pauta a inovação social, a construção de redes de colaboração e o incentivo ao empreendedorismo feminino.

Para os participantes, será uma oportunidade de conhecer e debater com grandes empresários, criadores de startups, investidores anjo, fundos privados e organizações de apoio ao empreendorismo.

Entre as presenças confirmadas estão Robert Jansen, CEO da OBR Global, aceleradora de startups com sede no Vale do Silício; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; José Antonio Silvério, coordenador geral de Otimização do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; e Elso Alberti Junior, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

CASES – As palestras e workshops vão se mesclar a apresentações de cases de sucesso de startups, como a do Robô Laura, primeiro algoritmo do mundo a prever complicações hospitalares usando inteligência artificial. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto de sistemas curitibano, Jacson Fressatto.

Haverá espaço, ainda, para desafios. Na sexta-feira (18), alunos do ensino médio serão os protagonistas do Desafio Inova Paraná. Eles terão um dia inteiro para desenvolver e apresentar soluções inovadoras para gestão pública.

E no sábado, último dia do evento, será realizado o RX Desafio Twizy, programa da Renault para estimular a inovação e o empreendedorismo universitário. Os estudantes irão competir entre si para criar as melhores soluções na área de eletromobilidade.