Antônio Augusto de Carvalho Chaves

Antônio Augusto de Carvalho Chaves, embora assumisse o governo do Estado por reduzidos dias, de 06 de fevereiro a 12 de março de 1947, praticamente para transmitir a chefia do Poder Executivo ao candidato eleito em janeiro, Moysés Lupion, importa destacar as qualidades insignes desse ilustre político.

Ocupou as mais importantes funções e cargos na vida administrativa e parlamentar do Estado, tendo exercido por várias legislaturas a presidência do então Congresso Legislativo. Muito embora filho de outras plagas, "deu ao Paraná o melhor de seu trabalho patriótico, através de uma vida pública que é um verdadeiro exemplo de desprendimento, de devoção à causa coletiva, de respeito ao direito e à justiça e de defesa aos postulados democráticos em que caldeou a sua mentalidade de escol e dentro dos quais pautou sua longa e proveitosa existência".

Nasceu em Macaíba, no Rio Grande do Norte, em 26 de março de 1875, filho de Joaquim Gonçalves Chaves Filho e Francisca T. de Carvalho Chaves. Era casado com Rosa de Carvalho Chaves, deixando enorme descendência no Paraná. Formou-se em Ciências Sociais e Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Paulo, turma de 1895, vindo, a seguir, para Curitiba. No ano seguinte ele foi nomeado Secretário de Estado do Interior, Justiça e Instrução Pública. Em 1900, secretário de Estado dos Negócios das Finanças, Comércio e Indústria. Elegeu-se deputado federal para a legislatura de 1904.

Em 1906 deixou a esfera federal e elegeu-se deputado estadual. Foi novamente Secretário da Fazenda, Comércio e Indústria no primeiro governo revolucionário estadual de 1930 a 1931. Elegeu-se, outra vez, deputado estadual em 1935 até o Estado Novo, sempre no desempenho da presidência da Assembléia Legislativa. De junho de 1935 a julho do mesmo ano, ocupou, interinamente, a governadoria do Estado. Membro do Conselho Administrativo durante o governo do interventor Manoel Ribas.

Foi presidente do diretório regional do Partido Social Democrático. Faleceu em Curitiba, no dia 03 de março de 1949.

Biografia: História biográfica da república no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas, 1994.
Foto: Galeria do Salão dos Governadores do Palácio Iguaçu, reproduzida por Simone Fabiano.