João Cândido Ferreira Filho

João Cândido Ferreira Filho, Secretário da Agricultura nos governos de transição de Clotário Portugal e Brasil Pinheiro Machado, reafirmou as virtudes cívicas que herdara dos exemplos do pai, o eminente médico e político João Cândido Ferreira, ex-presidente do Estado.

Nasceu na Lapa a 30 de julho de 1896. Concluídos os cursos fundamentais, inclinou-se pelo magistério superior. Foi o mais jovem do corpo docente da antiga Escola Agronômica do Paraná. A sala de aula e o laboratório foram o seu universo preferido. Tem dois livros publicados: Elementos da Agricultura Geral e Elementos da Agricultura Especial. Nunca se limitou a lecionar na sala de aula, levando a prática pedagógica ao campo experimental. Inovador nessas técnicas que seriam adotadas depois em todos os cursos. Admitido igualmente, por concurso, na Escola Nacional de Agronomia do Rio de Janeiro.

Durante o período de passagem da interventoria Brasil Pinheiro Machado ao novo interventor, Mário Gomes da Silva, em 1946, coube-lhe, como Secretário de Estado, a interinidade do governo.

Faleceu em Curitiba, em 29 de agosto de 1992.

Biografia: História biográfica da república no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas, 1994.