Emilia Belinati

Emilia Belinati foi a primeira mulher a chegar ao comando do Palácio Iguaçu no cargo de vice-governadora. Compôs a chapa de Jaime Lerner em 1994 e na reeleição em 1998. Assumiu o governo por 45 vezes e criou um novo referencial para o cargo, destacando-se como interlocutora de lideranças de todo o Paraná.

Em busca de integração, percorre os municípios e aproxima a população do governo. Nas interinidades, a vice oferece respostas rápidas aos problemas e emergências.
Sua rotina de trabalho é voltada para a contribuição no processo de transformação social e econômico do Estado.

Atuou no Legislativo antes de chegar ao Executivo. Foi a única deputada no período 1991-1994 e destacou-se pela atuação na área da Ciência e Tecnologia e pela preocupação com temas ligados à família, saúde da mulher e condições do trabalho infantil na zona rural.

Evangélica, lançou no Paraná uma campanha contra a pena de morte. Seu trabalho chamou a atenção dos jornalistas políticos, que a elegeram, por duas vezes, a melhor parlamentar da Assembléia.

Emilia Belinati nasceu em Londrina, Norte do Paraná, e é filha dos agricultores Maria Cândida e Sebastião Salles. Formada em Educação Física, foi atleta da Seleção Paranaense de Basquetebol e lecionou em escolas municipais e estaduais durante 10 anos. Concilia o papel de mãe e avó e combina sensibilidade com dinamismo na política.

Biografia: Cerimonial do Governo do Estado
Foto: Oficial