Após renovação, Sanepar investirá R$ 196 milhões em ações ambientais em Cascavel

Recursos serão usados para ações de educação ambiental e investimentos na cidade. Do valor total, R$ 58,8 milhões serão repassados ainda nesta semana ao município, e R$ 137,3 milhões serão liberados em parcelas semestrais. Repasses compõe contrato de mais de R$ 1,3 bilhão da companhia com Cascavel.
23/01/2024 - 09:27

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (22) a liberação de um repasse de R$ 196 milhões da Sanepar para o município de Cascavel, no Oeste do Paraná, para serem usados em ações ambientais na cidade. Do valor total, R$ 58,8 milhões serão repassados ainda nesta semana ao município. O restante do valor, R$ 137,3 milhões, será pago em parcelas semestrais, em março e setembro, ao longo da vigência do contrato, até 2048.

Os valores fazem parte de um grande investimento total de mais de R$ 1,3 bilhão, que é parte do acordo de renovação do contrato de prestação de serviços de saneamento e água da companhia com o município, assinado em outubro de 2023.

“Esta é mais uma demonstração do compromisso do Estado e da Sanepar com o crescimento de Cascavel, que é uma das cidades que mais se desenvolve no Paraná. Quando fazemos um anúncio destes, estamos levando saneamento, água potável e, principalmente, saúde à população”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Os valores repassados serão usados pelo município tanto para ações de educação ambiental e conscientização sobre universalização do acesso ao saneamento, quanto para investimento em áreas como o Território Verde, um parque na região do Lago Municipal planejado para fomentar a preservação ambiental e o turismo da cidade.

“São recursos que poderão ser usados para mostrar a importância da do uso racional da água, da preservação ambiental e do acesso ao saneamento. Isso mostra a importância da Sanepar para municípios como Cascavel”, explicou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

PARCERIA – Cascavel tem 330 mil habitantes e é uma das maiores cidades brasileiras com 100% de cobertura com oferta de água potável e 99% com serviço de coleta e tratamento de esgoto. Os investimentos previstos em saneamento para as próximas duas décadas vão garantir que todos os moradores da cidade sejam atendidos pela Sanepar.

O contrato da companhia com o município prevê, além do repasse desta segunda-feira, R$ 1 bilhão em investimentos em água e esgoto, sendo R$ 412,3 milhões investidos entre 2024 e 2028 e R$ 674,5 milhões entre 2029 e 2048. O acordo entre a Sanepar e Cascavel prevê outros repasses anuais de R$ 4,3 milhões do Fundo Municipal de Saneamento, totalizando R$ 103,2 milhões em 25 anos.

“Na prática, entre todos os investimentos e repasses, serão mais de R$ 1,3 bilhão, contabilizando todas as ações desta parceria. Cascavel é uma cidade que cresce muito. Nós precisamos garantir a qualidade de vida aos moradores do município pensando no longo prazo. E esses recursos garantem para as próximas décadas uma Cascavel com saneamento de qualidade para toda a população”, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos.

O valor previsto pela Sanepar em investimentos na cidade pelas próximas décadas é quase o triplo do que foi investido pela companhia em Cascavel no contrato anterior.

PRESENÇAS – Estiveram presentes também no evento de assinatura do repasse o deputado estadual Gugu Bueno; o diretor comercial da Sanepar, Toco Zanetti; e o gerente de Concessões Mercado e Novos Negócios da Sanepar, Anderson Coelho.