Carnaval vai aumentar em 12% o movimento nos principais aeroportos do Paraná

Estimativa dos cinco principais terminais aéreos do Estado é de que circulem 172 mil passageiros da sexta-feira de Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas. Só no Aeroporto Afonso Pena, a expectativa é pelo embarque e desembarque de mais de 93 mil passageiros, um crescimento de 11,74% na comparação com o mesmo período de 2025
Publicação
10/02/2026 - 13:50
Editoria

Os principais aeroportos do Paraná já se preparam para um grande fluxo de passageiros durante o período do Carnaval deste ano. São esperados mais de 172 mil viajantes, um crescimento de 12% na comparação com o ano passado, que registrou movimento de aproximadamente 153 mil pessoas (da sexta-feira de Carnaval até a quarta-feira de cinzas).

Entram no saldo os aeroportos Afonso Pena (em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba), Foz do Iguaçu (Oeste) e Londrina (Norte), com dados disponibilizados pela Motiva, concessionária que administra os três terminais. Além dos aeroportos de Cascavel (Oeste) e Maringá (Noroeste), com informações das prefeituras.

“Esse intenso movimento nos aeroportos ressalta a boa conectividade aérea do Estado, um dos fatores essenciais na hora de um turista visitar nossos Territórios. Outros dados também reforçam que o Paraná é tendência para esse Carnaval, como ocupação da rede hoteleira e faturamento dos serviços, que já indicam resultados positivos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

As maiores movimentações estão previstas em terminais internacionais. No Afonso Pena, a expectativa é pelo embarque e desembarque de mais de 93 mil passageiros, um crescimento de 11,74% na comparação com o mesmo período de 2025, quando foram registrados 83 mil viajantes.

Devem acontecer 670 operações aéreas no período, entre pousos e decolagens, quase 2% a mais que no Carnaval passado. Desse total, mais de 3,4 mil passageiros devem ser movimentados através de 29 voos internacionais.

“Recebemos mais de 1 milhão de turistas internacionais no ano passado, uma boa parte deles usando nossa malha aérea. Agora, em 2026, teremos mais um voo sem escalas, ligando o Paraná diretamente a Portugal, que vai reforçar ainda mais os nossos aeroportos e o Estado enquanto destino intercontinental”, disse Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).

Na Terra das Cataratas, devem passar pelo terminal internacional mais de 45 mil passageiros, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi cerca de 40 mil viajantes. Estão programados 280 pousos e decolagens, entre voos regulares e extras, um crescimento  de 38% no número de voos na comparação com 2025.

AEROPORTOS REGIONAIS – O movimento nos principais aeroportos regionais, em diferentes partes do Estado, também deve ser positivo durante o Carnaval. No Aeroporto de Londrina, na região Norte do Paraná, devem passar quase 10 mil passageiros, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 8,8 mil pessoas embarcaram e desembarcaram na cidade. Estão programados 83 pousos e decolagens.

Na região Noroeste, a estimativa do Aeroporto Regional de Maringá é que passem 16,3 mil viajantes durante o período, entre chegadas e partidas, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 13,8 mil passageiros. No Oeste, o Aeroporto de Cascavel projeta receber 7,5 mil passageiros, crescimento aproximado de 24% na comparação com 2025, que 5,7 mil pessoas no mesmo período.

PARANÁ EM FESTA – Para o Carnaval, a rede hoteleira do Litoral já tem reservados para o feriado 90% dos leitos. Em Curitiba, as reservas chegam a 70%. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a festa neste ano deve bater recorde de movimentação financeira no Brasil – no Paraná a previsão é de movimentar cerca de R$ 712 milhões. 

GALERIA DE IMAGENS