Intercâmbios Internacionais e Bolsas de Estudo

Confira abaixo as oportunidades de Intercâmbios Internacionais e de Bolsas de Estudo.

O programa de bolsas do governo australiano chama-se Endeavour Scholarships & Fellowships e oferece, anualmente, bolsas integrais a candidatos de várias partes do mundo, em qualquer área de conhecimento e sem limite de idade. A seleção é bastante competitiva e se baseia no mérito (acadêmico/profissional) para escolher seus finalistas.

Para mais informações sobre o programa Endeavour Scholarships & Fellowships, visite: internationaleducation.gov.au.

Para ter acesso ao Guia do Candidato, baixe o arquivo Applicant Guidelines na guia Applications do site: internationaleducation.gov.au.

Todas as informações sobre critérios de seleção e de elegibilidade, bem como sobre benefícios do programa e orientações sobre a documentação a ser apresentada encontram-se no Guia do Candidato.

Para pesquisar por instituições: www.gooduniversitiesguide.com.au. Instituições de de ensino e cursos: cricos.education.gov.au. O segundo link também oferece a possibilidade de fazer pesquisa de bolsas de estudo. Lá você irá encontrar outras oportunidades de bolsas oferecidas não pelo governo, mas por instituições australianas, com várias opções de filtro.

Para saber mais sobre a educação na Austrália, visite: studyinaustralia.gov.au/brazil

 

A página www.grants.at possui um amplo banco de dados com tipos, períodos, valores, prazos e requisitos para solicitação de bolsas de estudos oferecidas por instituições na Áustria.

Algumas dessas ofertas quando possível estão disponíveis na página do Facebook: www.facebook.com/austriacsf/

Para outras informações: www.studyinaustria.at/study_in_austria.

 

Intercâmbios Internacionais e Bolsas de Estudo em Québec

1. Trabalhadores qualificados

  • Para poder imigrar no Québec como residente permanente do Canadá, é preciso primeiro solicitar um Certificado de Seleção do Québec (CSQ).
    Para fazer tal solicitação, faz-se neccessário criar uma conta e preencher um formulário on-line pela plataforma “Mon projet Québec” (www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/mon-projet-quebec/index.html)
  • Atualmente, o Québec tem estabelecidas 8 áreas de formação como prioritárias, entre elas se encontram Administração, TIC, Engenharia. Descubra as áreas de formação (em francês) com boas perspectivas de integração profissional no Québec.
  • O processo não é rápido, ele demora dois anos aproximadamente e tem que ser feito com consciência, pois exige bastante preparo.

 

2. Trabalhadores temporários

  • Um trabalhador temporário pode solicitar seu Certificado de Aceitação do Québec (CAQ) independente das datas das convocatórias para o Mon Projet Québec, caso ele tenha uma oferta de trabalho validada pelo Ministério de Trabalho. O processo depende normalmente da agilidade da empresa para realizar os trâmites migratórios pois ela é a encarregada de gerenciar isso tudo.
  • O escritório de imigração do Québec trabalha em consonância com o Québec Internacional que é a agência de desenvolvimento econômico da cidade de Québec. Eles fazem missões de recrutamento virtuais na América Latina a cada ano. Se quiser conhecer mais sobre as missões de recrutamento de trabalhadores temporais qualificados entre no site quebecnacabeca.com
  • Depois de um ano de trabalho no território quebequense, a pessoa pode fazer parte do Programa de Experiência Quebequense Trabalhador Temporário (PEQ TT) que permite converter seu status temporário em um status permanente. Para maiores informações acesse www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrerinstaller/travailleurstemporaires/demeurer-quebec/demande-csq/travailleurs-peq/

 

3. Estudantes estrangeiros

  • Os estudantes estrangeiros podem realizar seus estudos nas diversas universidades na província do Québec, ela tem 14 francófonas e 2 anglófonas.
  • Uma pessoa que realizou um curso completo, full-time, na província do Québec essa pessoa pode fazer parte do Programa de Experiência Quebequense Estudante Estrangeiro (PEQ EE) que permite converter seu status temporário em um status permanente. Para maiores informações acesse  www.immigrationquebec.gouv.qc.ca/fr/immigrerinstaller/etudiants/demeurerquebec/demande-csq/etudiants-peq/
  • Para todo tipo de migração é muito importante ter um nível de francês B2 no mínimo.
    Por quê? Porque a sociedade é uma sociedade francófona, então a língua é necessária para sua integração na sociedade quebequense. Além disso, uma pessoa que não fala francês demora muito mais para conseguir um trabalho.
  • Sugerimos assistir uma palestra oficial de informações, para isto você tem que entrar no site do ministério de Imigração
    (www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/index.php) e se inscrever na próxima palestra online.
  • Se ainda tem perguntas sobre a migração ao Québec, consulte a secção de perguntas e respostas da página web do Ministério

 

Bolsas de Estudos de Pós-Graduação do Governo da Nova Zelândia:

 

Educação & intercambio:

 

O governo dos Países Baixos tem uma agência, chamada Nuffic Neso Brasil, que cuida da parte de intercâmbio de estudantes entre o Brasil e a Holanda.

Todas as informações sobre possíveis oportunidades para estudar na Holanda e as possibilidades de receber bolsas de estudo podem ser encontradas no site www.nesobrazil.org ou em contato direto através do e-mail: info@nesobrazil.org.

 

Os estudantes brasileiros que estiverem interessados em estudar na Suécia podem obter informações na pagina: studyinsweden.se.

A página contêm toda informação sobre como solicitar, quais são os requisitos, faculdades e cursos, e como é viver na Suécia.

Os programas de mestrado e doutorados são todos conduzidos em inglês, assim os estudantes precisam ter fluência na língua inglesa.

 

O Governo de Taiwan oferece aos professores que fazem Doutorado e ou Pós Doutorado a estudarem em uma das Universidades de Taiwan.

Informações:


Orientações:

  • O candidato deverá preencher o formulário que se encontra no site;
  • Colocar todas as publicações que tiver em seu currículo juntamente com o índice das obras;
  • Deverá fazer o Programa de Pesquisa com três páginas em inglês;
  • Uma ou duas cartas de recomendação da Universidade onde trabalha;
  • Autorização e permissão do Reitor da Universidade.


Período e duração:

  • A duração mínima do curso é de um mês e o tempo máximo será de 1(um) ano.


Bolsa de Estudo:

  • Para informação sobre Bolsa de Estudos para Estudantes acesse o site www.icdf.org.tw
  • As inscrições geralmente começam ao final do mês de janeiro e vão até o final do mês de março.