Casa Civil inicia ação para promover bem-estar e qualidade de vida dos servidores do Palácio Iguaçu

As aulas de ginástica laboral acontecem às sextas-feiras em dois horários. Podem participar os efetivos, cargos em comissão, estagiários e terceirizados do Palácio Iguaçu.
Publicação
17/03/2025 - 15:53
Editoria

Com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida, as aulas de ginástica laboral estarão disponíveis aos efetivos, cargos em comissão, estagiários e terceirizados do Palácio Iguaçu. O pontapé inicial da programação das atividades acontece na sexta-feira (21), com a realização da Palestra Prática da Ginástica Laboral para falar sobre os benefícios dos exercícios. O evento acontece às 10h, no Salão de Atos do Palácio Iguaçu.

A ação é uma parceria do Núcleo de Recursos Humanos Setorial da Casa Civil (NRHS) com a Secretaria da Saúde (SESA), com o objetivo de disseminar a cultura da ginástica laboral para a prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho e fortalecer o serviço de saúde ocupacional do Estado.

Segundo Ludyane Aparecida de Jesus Esqurski, chefe do NRHS da Casa Civil, a iniciativa visa prevenir doenças ocupacionais e melhorar a produtividade no ambiente de trabalho. “Esse é um trabalho voltado para a promoção da saúde física e mental e é de suma importância para os servidores, pois previne lesões provenientes dos movimentos repetitivos no trabalho, podendo também reduzir estresse, ansiedade e depressão, além de contribuir na interação intersetorial”

Durante a atividade, os participantes farão exercícios de alongamento para pernas, braços, pescoço e coluna, com orientações de um profissional de saúde da SESA, para aliviar a tensão muscular e prevenir lesões causadas por movimentos repetitivos no trabalho. “A iniciativa é mais um passo para que todos entendam a importância da atividade física no ambiente laboral e fora dele”, acrescentou Ludyane.

“Aulas de ginástica laboral acontecem às sextas-feiras em dois horários, com duração de 15 minutos. O intuito é envolver todos os servidores e incentivá-los a terem uma adoção de hábitos melhores além de uma interação entre os participantes”, concluiu.

SAÚDE E BEM-ESTAR - O programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da ONU, que trata de saúde e bem-estar, reforçando o compromisso da Casa Civil com a valorização dos servidores e a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. 

Também na sexta-feira, Luciana Carla da Silva, Diretora de Gestão Técnica (DGT), aproveita o momento e fala sobre o Projeto Mandala, programa responsável por cuidar do Plano Interno de Sustentabilidade na Casa Civil, organizado de acordo com os 17 ODS. O plano integra ações sustentáveis já existentes e visa criar novas iniciativas. Cada ação tem metas específicas e uma projeção de desenvolvimento, permitindo a análise contínua do impacto e do progresso das práticas adotadas pela Casa Civil do Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS