Casa Civil participa do FOCOTRAN e de encontros internacionais com foco em turismo, segurança e trânsito

Com a presença de autoridades nacionais e internacionais, o Paraná apresenta investimentos e iniciativas inovadoras para fortalecer o turismo e a segurança no trânsito.
Publicação
10/09/2025 - 16:09
Editoria

O Governo do Paraná, por meio da Casa Civil, abriu nesta quarta-feira (10), em Foz do Iguaçu, o XXII Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (FOCOTRAN), realizado em conjunto com o 83º Encontro Nacional dos Detrans e o 2º Simpósio Nacional de Segurança no Atendimento ao Turista. Os eventos reúnem representantes de todos os estados brasileiros, do Mercosul, da Secretaria Nacional de Trânsito e de 17 países, consolidando o Estado como referência em governança pública e integração regional.

Na ocasião, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a liberação de R$ 100 milhões para o programa Sinaliza Paraná, que vai modernizar a sinalização viária dos 399 municípios. Ele destacou que a segurança é fundamental também para o desenvolvimento do turismo, setor estratégico para a economia paranaense.

Um dos pontos altos foi a apresentação do Plano Estadual de Segurança no Trânsito – PETRANS-PR 2025-2030, que torna o Paraná o primeiro estado a alinhar sua estratégia ao PNATRANS, à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a meta de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2030.

O secretário da Casa Civil, João Carlos Ortega, ressaltou o protagonismo do Estado. “O Paraná se destaca como referência nacional em segurança viária graças ao compromisso coletivo com integração, inovação e preservação da vida”, afirmou.

A programação segue até 12 de setembro, com fóruns técnicos, debates e plenárias sobre inovação, educação para o trânsito, integração no Mercosul e turismo seguro, fortalecendo parcerias estratégicas e a posição do Paraná como liderança nacional no tema.

GALERIA DE IMAGENS