A Casa Civil do Governo do Paraná promoveu, na manhã de hoje (30), evento de integração de quatorze (14) novos servidores aprovados no concurso público realizado em 2024. Todos os profissionais já haviam sido nomeados para compor o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). O evento “Casa Civil do Futuro: Jornada de Integração” aconteceu no Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Ana Claudia Freire, coordenadora do Núcleo de Comunicação da Casa Civil, abriu a jornada destacando a satisfação em receber os novos servidores. “É uma grande alegria dar início a esse momento tão importante. Quero, antes de tudo, parabenizar cada um de vocês por essa conquista. Sejam muito bem-vindos à equipe da Casa Civil”, afirmou.
Ana aproveitou o momento para apresentar brevemente o funcionamento da Casa Civil. "Nossa atuação está diretamente ligada ao apoio ao Governador e à articulação das políticas públicas do Estado. Aqui, desenvolvemos atividades estratégicas como a coordenação de projetos prioritários, o relacionamento com os demais órgãos do governo e o suporte técnico à tomada de decisões”.
INTEGRAÇÃO É FUNDAMENTAL - Com a palavra, Juliano de Oliveira Hasselmann, chefe de gabinete da CC, ressaltou a importância da chegada dos novos servidores para a renovação e fortalecimento da equipe. “A vinda desses profissionais foi muito bem planejada e esperada. Essa oxigenação traz novas pessoas, com objetivos e conhecimentos que somam à estrutura já existente. Parabéns a todos e sejam bem-vindos”.
Ludyane Aparecida de Jesus Esqurskia, chefe do Núcleo de Recursos Humanos Setorial (NRHS), frisou que a jornada de integração tem como objetivo dar as boas-vindas aos profissionais, apresentar a estrutura organizacional da Casa Civil, suas funções e projetos estratégicos, além de orientar os recém-chegados sobre os processos internos e a cultura organizacional da instituição.
“A integração é fundamental para que os servidores iniciem suas atividades de forma alinhada aos valores e objetivos da Casa Civil, garantindo mais eficiência e engajamento no desempenho de suas funções”, disse Ludyane.
Esta foi a primeira integração promovida pela Casa Civil voltada especificamente aos novos servidores aprovados em concurso. Como parte da iniciativa, os participantes também receberão uma cartilha digital com informações essenciais, como orientações sobre o acesso ao e-mail institucional, registro de ponto e as atribuições gerais da Secretaria. Além da capacitação, os novos servidores participaram de um tour pelo Palácio Iguaçu e pelos principais setores que compõem o Governo do Estado, permitindo uma visão mais ampla da estrutura administrativa paranaense.
Os servidores, sete mulheres e sete homens, atuarão em diversas áreas da Casa Civil, entre elas o Núcleo Administrativo Setorial (NAS), Núcleo de Planejamento Setorial (NPS), Diretoria de Integração Institucional (DII), Diretoria de Articulação Estratégica e Acompanhamento Fiscal (DAE), Cerimonial, Imprensa Oficial do Estado (DIOE), Centro Estadual de Desburocratização (CED), Diretoria de Gestão Técnica (DGT), Núcleo Fazendário Setorial (NFS) e Núcleo de Recursos Humanos Setorial (NRHS).
GESTÃO PÚBLICA - Durante a integração, também foi apresentado o Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR), uma iniciativa inovadora da Casa Civil que busca aprimorar a gestão pública estadual por meio de projetos e ações estratégicas em seis eixos fundamentais. O CIG-PR é considerado um exemplo de modernização e inovação dentro da administração pública do Paraná.
Arthur Mesquita Camargo, representante da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), destacou o potencial transformador do projeto. “O CIG é uma iniciativa que pensa a Casa Civil como ela está hoje, com o objetivo claro de alcançar um novo patamar de excelência na gestão pública. Trata-se de um caminho estratégico para fortalecer processos e entregar mais resultados à sociedade”, afirmou.
Ao fim da integração, os novos servidores destacaram o acolhimento recebido pela equipe e a expectativa de contribuir com a missão da Casa Civil. Muitos relataram familiaridade com o ambiente e reconheceram a maneira receptiva como foram recebidos. Reforçaram, ainda, o compromisso em colaborar com os projetos estratégicos e atender às expectativas da administração pública. “Esperamos ser úteis e contribuir com dedicação. Foi uma recepção que nos fez sentir verdadeiramente bem-vindos”, resumiu um dos participantes.
Luis Gustavo de Souza, que assumiu a vaga no NAS, agradeceu pela acolhida e reforçou o desejo de contribuir com a equipe. “A recepção foi muito positiva. Espero poder ajudar e também aprender com o conhecimento de todos que já fazem parte da Casa Civil”.
Thays Tureck Rodrigues, também uma das novas servidoras que assumiu sua função no CED, falou do compromisso com a missão da Casa Civil. “Assumo este cargo com o propósito de contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. Espero corresponder às expectativas e colaborar ativamente com os objetivos da instituição”, finalizou.
CONCURSO - O Governo do Paraná nomeou 331 novos servidores aprovados no concurso público realizado em 2024 para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). A nomeação contempla profissionais de 25 áreas distintas para reforçar a estrutura administrativa em diversas regiões do estado. O Quadro Próprio do Poder Executivo foi instituído pela Lei Estadual nº 13.666/2002 e passou por uma importante modernização em 2023, com novas regras de progressão e crescimento profissional, assegurando condições mais claras e atrativas aos servidores estaduais.
CIG-PR - O Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) é um projeto inovador liderado pela Casa Civil do Paraná, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo do CIG-PR é desenvolver uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas, com foco em cinco grandes eixos de atuação, para aumentar a precisão no atendimento das demandas e fortalecer a governança no estado do Paraná.