Casa Civil recebe a Caravana Mais Prerrogativas do Conselho Federal da OAB

A Casa Civil do Paraná proporcionou, nesta segunda-feira (17), o encontro entre a Ordem dos Advogados do Brasil e Executivo para a discutir a garantia dos direitos e a livre atuação da advocacia, por meio da Caravana Mais Prerrogativas do Conselho Federal da OAB. 
Publicação
18/07/2023 - 09:21
Editoria

A Casa Civil do Paraná proporcionou, nesta segunda-feira (17), o encontro entre a Ordem dos Advogados do Brasil e Executivo para a discutir a garantia dos direitos e a livre atuação da advocacia, por meio da Caravana Mais Prerrogativas do Conselho Federal da OAB. 

O governador em exercício, Darci Piana, o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges, o secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira e o diretor adjunto do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), Maurício Ferracini, reuniram-se com representantes do Conselho Federal da OAB, para dialogar soluções entre as instituições, a respeito do tema.

“É imperioso que haja diálogo entre as instituições para alcançar esses objetivos, visto que as prerrogativas são direitos imprescindíveis e que garantem a independência e autonomia dos advogados e advogadas que atuam na defesa dos cidadãos. Criar mecanismos para a garantia desses direitos é dever do Estado e de toda a sociedade”, disse Piana. 

A Caravana das Prerrogativas 2023 está rodando o País em busca de diálogo com as instituições. A intenção é atender diretamente duas das principais bandeiras da OAB: a luta pela garantia dos direitos e a livre atuação da advocacia. 

Em sua passagem por Curitiba, além da reunião com o Executivo, o grupo fez uma vista ao Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), onde observou os mecanismos de garantias dos direitos dos advogados no sistema prisional do Estado, e comandou um evento na sede da OAB-PR, discutindo dados e premissas da profissão.

A defesa das prerrogativas profissionais da advocacia é uma das principais pautas de atuação da OAB-PR. Para a presidente da instituição, Marilena Winter, o Estado Democrático de Direito passa pela autonomia e representatividade dos advogados aos seus clientes. “O ponto focal das prerrogativas é um escudo cotidiano para nossa atuação em defesa daqueles que representamos. Temos de buscar essa convergência, elas fortalecem nosso cotidiano profissional e a nossa instituição”, afirmou. 

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião o ciretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges; o secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira; o diretor-adjunto do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná, Maurício Ferracini; o vice-presidente da OAB-PR, Fernando Deneka; a diretora de Prerrogativas da OAB-PR, Marion Bach; o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PR, Ygor Nasser Salmen; o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Alex Sarkis; o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier; o secretário da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, André Stumpf Jacob Gonçalves; e o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn.

GALERIA DE IMAGENS