Estado e Fiep promovem o 1º Painel das Rotas Estratégicas em CT&I 2040

O objetivo foi apresentar as Rotas Estratégicas em Ciência, Tecnologia e Inovação - 2040 para o Paraná e promover a construção compartilhada desta Rota no Ecossistema Regional de CT& I e Inovação Oeste.
17/06/2021 - 15:45

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promoveram na quinta-feira (10) o Primeiro Painel das Rotas Estratégicas. O objetivo foi apresentar as Rotas Estratégicas em Ciência, Tecnologia e Inovação - 2040 para o Paraná e promover a construção compartilhada da Rota no Ecossistema Regional de CT& I e Inovação Oeste.

O evento reuniu os setores acadêmico, empresarial, sociedade civil organizada e governo, e também foi transmitido por meio do canal da Araucária no YouTube, contando com a participação de aproximadamente 120 pessoas.

Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, um Estado mais moderno e inovador tem sido um dos propósitos primordiais do Governo do Estado. A ciência, tecnologia e inovação são elementos transformadores do Paraná, capazes de promover avanços sociais, econômicos-sociais e principalmente humanos.

“Por meio dessas Rotas queremos consolidar uma efetiva conexão entre a pesquisa desenvolvida nas nossas instituições de Ciência e Tecnologia com as demandas de desenvolvimento do Paraná. É a pesquisa aplicada gerando riqueza e bem-estar para nossa população", disse.

No evento foi apresentado como estão sendo construídas as Rotas, o estudo dos contextos regionais, o portal de dados, o mapeamento de ativos e a governança, além do plano de ações e de sistematização. Essas dinâmicas de identificação e de validação foram apresentadas aos segmentos e ativos estratégicos da região Oeste.

“O Brasil continua sendo destaque no cenário de produção de ciência e tecnologia e o nosso maior gargalo continua sendo a transformação em inovação”, disse o superintendente estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. “A identificação de demandas prioritárias efetiva a produção do conhecimento e evolução da ciência e tecnologia do Paraná".

“A pauta da inovação é extremamente importante, e traduzir esse destaque por meio do melhor mapeamento dos nossos ativos faz com que consigamos reconhecer os talentos paranaenses. A evolução da estratégia e conceito da rota que está sendo desenhada é essencial na sinergia nas atitudes e ações a serem adotadas. O Governo do Paraná prioriza a criação de um ambiente estável e de boas articulações políticas. Não há futuro que não passe pela inovação", afirmou o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

As Rotas englobam as seguintes regiões e ecossistemas de inovação: Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro - Sul, Campos Gerais, Litoral, Norte - Pioneiro, Norte - Central e Região  Metropolitana de Curitiba.

“O foco é o reconhecimento das particularidades de cada ecossistema e região, promovendo a integração de ações voltadas à inovação. Desta forma podemos reescrever a história da ciência, tecnologia e inovação, com um antes e um depois do mapeamento", salientou a gerente executiva do observatório sistema Fiep, Marília de Souza.

“O nosso papel é transformar toda essa complexidade que envolve a inovação em algo palatável, para que se torne cada vez mais próxima da população. Precisamos promover a convergência de dados e tecnologias que possuímos para aproveitar o que já foi feito e adequar o que precisa ainda ser incrementado", destacou o superintendente geral de Inovação, Marcelo Rangel.

Como resultado do projeto, será entregue à sociedade paranaense, até o final do ano, uma agenda convergente de ações transformadoras que buscam orientar os Ecossistemas Regionais de CT&I.

“Adotamos uma metodologia de prospecção e de especialização inteligente que juntas permitem maior assertividade nas ações de promoção dos ecossistemas de CT&I. Ressaltamos nesta metodologia um processo de cocriação e participação para que haja cogestão dos atores estratégicos de cada região. Com isso, conseguimos priorizar o que realmente tem potencial de impactar de forma mais significativa nas regiões", ressaltou o diretor Científico, Tecnológico e de Iovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

PRÓXIMOS EVENTOS – No dia 22 de junho será realizado o painel sobre o Ecossistema Regional de CT&I Norte. No dia 23, será a vez do Litoral, e no dia 24, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).