Estado formaliza repasse de R$ 59,8 milhões em Atenção Primária à Saúde para municípios

Os recursos, que serão destinados à aquisição de novos veículos, equipamentos e kits odontológicos, têm como objetivo melhorar a qualidade no atendimento aos usuários do SUS, além de fortalecer a regionalização de serviços no Estado.
22/03/2023 - 10:57
Editoria

O Governo do Estado formalizou nesta terça-feira (21) o pagamento de R$ 59,8 milhões para municípios que aderiram aos incentivos financeiros de investimento do Governo do Estado para a Atenção Primária à Saúde. Confira a lista  AQUI .

Os recursos, que serão destinados à aquisição de novos veículos, equipamentos e kits odontológicos, têm como objetivo melhorar a qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de fortalecer a regionalização de serviços no Estado.

“Estes incentivos são de grande importância para elevar a capacidade de atendimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “O governador Ratinho Junior elencou um norte para a saúde: levar os serviços para perto dos paranaenses, e este pagamento é mais um passo neste horizonte”.

Em relação à saúde bucal, o valor destinado é de R$ 14,9 milhões para 185 municípios, e refere-se a kits odontológicos que contam com instrumentos planejados para construir salas completas para atendimento de pacientes.

Outro destaque no pagamento se dá pelo incentivo para aquisição de equipamentos médicos para Saúde da Família. Neste montante, os recursos somam R$ 41,6 milhões, distribuídos entre 202 municípios de todas as regionais, como Araruna, Astorga, Barracão, Cambé, Campo Largo, Carlópolis, Colombo, Faxinal, Goioerê, General Carneiro, Guaíra, Iretama, Lobato, Jardim Olinda, Mamborê, Palotina, Nova Santa Bárbara, Paranaguá, Quatro Pontes, Realeza, Santa Inês, São José dos Pinhais, Verê, entre outros.

Por fim, a Secretaria confirmou o pagamento de mais R$ 3,27 milhões para a aquisição de veículos de transporte sanitário, que contemplam ambulâncias, ônibus, microônibus e vans. Ao todo, 12 municípios receberam este recurso: Cafezal do Sul, Campo Magro, Colorado, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Matelândia, Palmas, Pato Branco, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Santa Cruz de Monte Castelo e São João do Caiuá.

“Esta é uma gestão municipalista e nosso compromisso está pautado pelo atendimento amplo, transparente e regionalizado a todos os cantos do Estado. São quase R$ 60 milhões em recursos já confirmados e que agora integram as contas dos municípios, promovendo mais acesso e fazendo a diferença para quem mais precisa”, acrescentou o secretário.