Governo promove atrações culturais para servidoras em comemoração ao Dia da Mulher

Durante a programação desta quarta-feira (8), palestras foram ministradas por mulheres que têm se destacado em suas áreas de atuação. Também houve apresentações culturais, um desfile de roupas confeccionadas por detentas do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), entre outras ações.
Publicação
09/03/2023 - 09:39
Editoria

O Governo do Estado promoveu nesta quarta-feira (8) uma tarde de atrações culturais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Canal da Música, em Curitiba. Organizado pela Secretaria estadual da Mulher e Igualdade Racial e a Escola de Gestão do Paraná, da Secretaria de Administração e Previdência, o encontro foi destinado às servidoras do Estado e contou com uma série de atividades para celebrar a data.

Durante a programação, palestras foram ministradas por mulheres que têm se destacado em suas áreas de atuação. Também houve apresentações culturais, um desfile de roupas confeccionadas pelas detentas do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), entre outras ações.

A secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, destacou o momento da gestão atual no Estado, que tem ampliado as ações voltadas ao público feminino, com iniciativas como a criação de uma pasta específica para as mulheres.

“Temos que reconhecer a sensibilidade do Governo do Estado em criar a Secretaria da Mulher para promover, principalmente, equidade. Só assim vamos alcançar a igualdade prevista em todas as leis, que ainda não foi atingida. O Estado tem papel fundamental para promover essa tão sonhada e justa igualdade entre homens e mulheres”, disse.

Para o secretário estadual de Administração e Previdência, Elisandro Pires Frigo, o encontro serviu como um momento de descontração entre as servidoras, que representam 60% do quadro de colaboradores e trabalham arduamente para garantir bons resultados no Estado.

“Foi um evento maravilhoso. Nosso governador está preocupado com as causas e traz esse cuidado com as mulheres do Paraná, que são a maioria entre os servidores e têm um trabalho intenso para manter o Estado de pé”, afirmou.

ORÇAMENTO – Uma das iniciativas mais recentes da gestão voltadas ao público feminino foi o envio para a Assembleia Legislativa de um projeto de lei que propõe criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher - Fedim/PR, ocorrido nesta semana, em referência ao Dia Internacional da Mulher. Ele será administrado pela Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (SEMI) e terá como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Fedim/PR permite consolidar as ações para fortalecer o protagonismo feminino no Estado. “É uma alegria poder anunciar um fundo tão importante no dia de hoje, Dia Internacional da Mulher, no qual reforçamos a importância de todas as mulheres em nossa sociedade. Esse fundo vai fortalecer o Estado e todas as ações para as mulheres paranaenses de maneira continuada”, afirmou em um vídeo gravado especialmente para o evento.

De acordo com Leandre, o projeto é prova de que o Estado está atento às necessidades das mulheres paranaenses. “Não se faz políticas públicas e é difícil reduzir desigualdades e transformar histórias de vida sem orçamento. Como mulher e paranaense, tenho muito orgulho em fazer parte desse período histórico”, complementou.

Os recursos aportados ao Fedim/PR serão provenientes de diversas fontes, como recursos destinados na Lei Orçamentária Anual (LOA), o Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná (Fecop), de produtos da arrecadação da exploração do serviço estadual de loteria – Lotepar, dentre outros. Os valores e destinações, porém, ainda serão alinhados com a equipe técnica da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial.

PRESENÇAS – O encontro também contou com a participação do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; dos secretários das Cidades, Eduardo Pimentel, e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; da procuradora-geral do Estado, Leticia Pereira da Silva; do controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; dos diretores-gerais da Casa Civil, Luciano Borges; da Saúde, Márcia do Vale; e da Justiça, Luiza Simonelli; da superintendente de Ação Solidária, Keli Guimarães; da diretora de Igualdade Racial, Clemilda Santiago Neto, e demais autoridades.

GALERIA DE IMAGENS