Governo promove seminário para servidores sobre racismo institucional

Evento ocorreu dentro da campanha “Paraná Unido Contra o Racismo” nesta quarta-feira (22), no Guairinha. O objetivo central foi proporcionar um espaço de reflexão e discussão ampla sobre o racismo institucionalizado, gerar reflexão e impulsionar mudanças ativas.
23/11/2023 - 13:09
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, foi palco nesta quarta-feira (22) do primeiro Seminário Sobre Racismo Institucional, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento contou com apoio da Escola de Gestão do Paraná e ocorreu no contexto da campanha estadual “Paraná Unido Contra o Racismo”.

Também participaram do evento representantes de órgãos como a Controladoria-Geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado e Secretaria estadual de Educação. O objetivo central foi proporcionar um espaço de reflexão e discussão ampla sobre o racismo institucionalizado, gerar reflexão e impulsionar mudanças ativas.

Servidores e colaboradores tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra de Iyagunã Dalzira, doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e iyalorixá do Candomblé, que teceu uma importante fala sobre racismo estrutural e institucional a partir de sua trajetória de vida e de luta.

A palestrante falou sobre a importância do seminário e de eventos como este no âmbito institucional do Estado. “Esse evento tem muita importância, pois nós não temos a mídia, é muito difícil passar a nossa mensagem. Esse foi um espaço de denúncia ao racismo e de escuta também”. Durante sua fala, Dalzira também chamou atenção para o etarismo aliado ao racismo.

Iyagunã Dalzira iniciou os estudos regulares aos 47 anos, no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aos 63, ingressou no curso de Relações Internacionais, aos 72 defendeu seu mestrado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, aos 81 anos, defendeu sua tese de doutorado.

O Coral Negro de Curitiba, grupo musical que resgata ritmos da cultura afro-brasileira, abriu o seminário com uma apresentação que celebrou a cultura afro.

“Estar com a doutora Iyagunã é uma oportunidade para evoluirmos nosso pensamento, corrigirmos erros históricos e melhorarmos enquanto sociedade na luta contra o racismo e as desigualdades sociais”, destacou a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Eduardo de Oliveira Filho, coordenador-geral para Igualdade Racial da Semipi, destacou a importância do evento. “Estar nesse aqui é de suma importância para nós, servidoras e servidores, no sentido de trazermos à baila esse tema tão relevante e sensível. Ainda precisamos trabalhar em diversas frentes e diversas formas para combater o racismo”, disse.

“Nós passamos a reconhecer que o racismo existe, é por isso que estamos trazendo para o ambiente de trabalho do Governo do Estado essa conversa, para a gente pensar no nosso trabalho e na nossa convivência”, afirmou Mariana Neris, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi.

SENSIBILIZAÇÃO – Neste mês de novembro, o Governo do Estado lançou a campanha “Paraná Unido Contra o Racismo”, uma parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e da Secretaria de Estado da Comunicação. O objetivo é sensibilizar e educar a população sobre a importância de reconhecer e denunciar atos racistas, destacando que o racismo é crime punível por lei, com pena de prisão. O lançamento ocorreu alinhado ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro em todo Brasil.