Governo vai ativar novos leitos para Covid na UPA de Pato Branco

Serão enviados para a UPA respiradores, monitores multiparamétricos, bombas de infusão e camas, que vão abrir mais 5 leitos de estabilização com suporte avançado para tratamento de pacientes com Covid-19
17/06/2021 - 15:57

O Governo do Estado vai enviar a Pato Branco novos equipamentos para atendimento a pacientes com Covid-19. Serão cinco unidades de respiradores, de monitores multiparamétricos, bombas de infusão e de camas destinados à UPA do município.

“Esse envio vai permitir a abertura de cinco novos leitos de estabilização com suporte avançado na UPA, que hoje conta com 10 unidades desse tipo”, informa o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

De acordo com ele, a entrega dos novos equipamentos foi uma solicitação do prefeito Robson Cantu para ajudar a desafogar o sistema hospitalar. O pedido foi reforçado também pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra. Hoje, os leitos SUS de enfermaria e de UTI exclusivos Covid em Pato Branco estão totalmente ocupados.

“Desde o início da pandemia o governo vem ativando leitos em todo o Estado. Temos hoje 4.791 leitos exclusivos Covid-19. Mas é importante lembrar que recursos como mão de obra e medicamentos são finitos e por isso é fundamental que a população colabore com o uso de máscara, álcool gel e que mantenha o distanciamento social para evitar o contágio”, alerta Silva.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, confirmou o envio dos novos equipamentos e também anunciou nesta terça-feira a ativação de mais cinco leitos de UTI para atendimento exclusivo a pacientes de Covid-19 no Paraná, sendo quatro deles no Sudoeste. “São quatro leitos no Hospital Pró Vida, no município de Dois Vizinhos, e um no Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais”, disse.

Beto Preto também reforçou a necessidade da população manter os protocolos de segurança e de cumprir determinações do governo e do município. “Precisamos que todos sigam as orientações tanto do decreto estadual quanto dos decretos municipais para que o Paraná possa reduzir o número de casos e de óbitos”, disse.

O monitoramento da Secretaria da Saúde registrou nesta terça-feira mais 5.216 casos e 208 mortes pela Covid-19 no Paraná. No total, o Estado soma 1.092.812 casos e 26.480 óbitos desde o início da pandemia.

Já com relação às vacinas, o diretor geral da secretaria, Nestor Werner Junior, informa que já foram vacinados 2.360.814 paranaenses e aplicadas 3.505.996 doses (entre primeira e segunda). Em Pato Branco, até o momento foram vacinadas 17.343 pessoas e aplicadas um total de 26.614 doses.