Municípios da região de Pato Branco recebem 43 veículos para reforço da Saúde da Família

Os carros serão utilizados para atendimentos domiciliares, dentro da casa dos paranaenses, àqueles que são acamados, sequelados da Covid-19 ou mesmo para ações de vacinação dos imunizantes já elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
21/11/2021 - 15:18

O Governo do Estado fez mais uma entrega dos carros para Estratégia da Saúde da Família (ESF) neste sábado (13). Agora, os 15 municípios da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco foram beneficiados com a doação de 43 automóveis, em um investimento de mais de R$ 1,4 milhão.

O chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, acompanhou a entrega dos veículos e falou sobre o investimento do Governo do Estado. “Precisamos deste olhar especial para os idosos, sequelados, e todos aqueles que precisam de atendimento domiciliar. Estes carros irão reforçar o atendimento de Saúde mais regionalizado e próximo da casa dos paranaenses”, disse.

Os automóveis integram a maior compra de veículos já realizada com recursos do Estado. Ao todo, 1.211 carros serão entregues aos 399 municípios do Paraná. Cada unidade foi adquirida por R$ 34,5 mil, somando mais de R$ 41,7 milhões do tesouro do Estado. Os veículos são 0 km, modelo Gol, da Volkswagen, com motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância destes automóveis para o atendimento domiciliar. “Depois da pandemia teremos os gargalos dentro da Atenção Básica e estes veículos irão colocar as equipes municipais de Saúde, que não pararam de trabalhar até agora, mais perto da casa das pessoas, encurtando distâncias e aproximando o serviço da população”, afirmou.

Além dos carros, Beto Preto anunciou o investimento de mais de R$ 9,7 milhões em obras, transporte sanitário e equipamentos para qualificação e reforço em unidades de Atenção Primária na região.

DISTRIBUIÇÃO – A divisão dos carros é realizada de acordo com o número de equipes da Saúde da família em cada município. Foram entregues veículos para Bom Sucesso do Sul (1), Chopinzinho (4), Clevelândia (3), Coronel Domingos Soares (2), Coronel Vivida (5), Honório Serpa (2), Itapejara d’Oeste (2), Mangueirinha (4), Mariópolis (1), Palmas (5), Pato Branco (8), São João (3), Saudade do Iguaçu (1), Sulina (1) e Vitorino (1).

“Gostaria de agradecer tudo que está sendo feito por Pato Branco, esses carros irão contemplar o trabalho que fazemos dentro da Estratégia da Saúde da Família que é muito importante, se preocupando principalmente com as pessoas que mais precisam” afirmou Robson Cantu, prefeito de Pato Branco, em nome dos prefeitos da região.

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Liliam Cristina Brandalise, agradeceu os automóveis que substituíram veículos mais antigos. “Pato Branco recebe esses automóveis com muita alegria porque estávamos enfrentando dificuldades para a locomoção dos profissionais em carros desagastados e estes novos veículos são ferramentas indispensáveis  para que as equipes possam desenvolver o seu trabalho com segurança”, afirmou.

ENTREGAS – Essa é a 11ª entrega de veículos realizada pelo Governo do Estado, chegando a 521 carros distribuídos. Já foram entregues também automóveis para as Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Região Metropolitana de Curitiba (Colombo, Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul), Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio e Curitiba.

PRESENÇAS – Participaram da entrega o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e secretário municipal de Saúde de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik; os deputados estaduais Nelson Luersen e Luiz Fernando Guerra; o diretor da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, Anderson Carlos Nezello; além de secretários e gestores municipais da região.