Paraná recebeu mais de 764 mil turistas estrangeiros entre janeiro e agosto deste ano

O número representa uma alta de 22,9% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 621.705 mil viajantes de fora do País no Estado. Com o acumulado total dos oito primeiros meses, o Estado se mantém como quarto maior portão de entradas internacionais no Brasil em 2025.
Publicação
04/09/2025 - 13:40
Editoria

O Paraná vem se mostrando um destino cativante e atrativo aos viajantes vindos de outros países. De janeiro a agosto deste ano, 764.638 turistas internacionais entraram no Estado, um aumento de 22,9% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 621.705 viajantes estrangeiros em municípios paranaenses.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (03) pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com informações do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. Com o acumulado dos oito primeiros meses, o Estado se mantém como quarto maior portão de entradas internacionais no Brasil em 2025, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. De janeiro a agosto, representa cerca de 11% do volume total de chegadas de turistas internacionais ao país, que registra até o momento 6,52 milhões de viajantes.

Apenas no mês de agosto, o Paraná registrou 53,9 mil chegadas de turistas estrangeiros, alta de 12% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 48,1 mil.

Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo estadual, o movimento pode ser percebido na economia e no comércio. “As pessoas estão comentando, percebendo e ficando com vontade de visitar o Paraná, justamente porque o destino tem se mostrado atrativo, com variedade e qualidade de serviços”, disse.

“O movimento desses turistas estrangeiros pode ser observado na economia cotidiana, porque são visitantes que movimentam o mercado estadual com moeda estrangeira. O que nós esperamos é que o Paraná siga na em alta, crescendo e, acima de tudo, se mantendo como um dos principais destinos de estrangeiros no Brasil”, disse.

“Esse movimento em nossos municípios significa mais serviços, vagas de emprego, demanda por mão de obra, busca por qualificação e impacto direto na economia dos territórios paranaenses. É justamente para atender esse crescimento no turismo do Paraná que estamos atuando cada vez mais perto dos empresários do setor e das IGRs, focando na construção de territórios do turismo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

ORIGEM E ACESSO – Entre janeiro e agosto deste ano, os turistas de países vizinhos foram os que mais visitaram o Paraná. O Paraguai enviou 298,1 mil viajantes (38,9%), seguido pela Argentina, com mais de 290,9 mil turistas (38%). Na sequência aparecem os Estados Unidos, com 20,5 mil (2,6%); Chile, com 16,3 mil (2,1%); Reino Unido, com 10,7 mil (1,4%); Uruguai, com 10,1 mil (1,3%); e Alemanha, com 9,7 mil turistas (1,2%).

A maioria das entradas foi por via terrestre, com mais de 733,3 mil pessoas (95,9%), posicionando o Paraná como o segundo Estado que mais recebeu turistas estrangeiros por esse meio no Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Também foram registradas 28,2 mil chegadas por via aérea e 3 mil por via marítima.

BRASIL – De janeiro a agosto de 2025, o país recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais. O resultado representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024 e estabelece o maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano.

O volume de visitantes estrangeiros neste ano fica muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 6,77 milhões turistas de outros países vieram ao Brasil

Em agosto, o desempenho também foi memorável: 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor agosto da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o país recebeu 537 mil visitantes no mês, ano marcado pelos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

GALERIA DE IMAGENS