Prêmio vai certificar melhores empresas inovadoras do Paraná
26/08/2021 - 15:03

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Empresa Inovadora, oferecido pela Viasoft, empresa privada fornecedora de soluções em software, com o apoio do Governo do Paraná por meio da Superintendência Geral de Inovação/SGI e da Casa Civil.

A iniciativa, lançada oficialmente nesta segunda-feira (23), no Palácio Iguaçu, vai certificar e dar publicidade às melhores ações de inovação em diferentes ecossistemas, além de oferecer um diagnóstico e orientação para a jornada de inovação das empresas.

O Sistema Fiep (Indústria), Fecomércio (Varejo), Ocepar (Cooperativas) e Crea-PR (Serviços e Engenharias) participam da iniciativa, representando cada um dos segmentos do prêmio, que conta, ainda, com a correalização da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) e da Haze Shift (Consultoria de Inovação e Transformação Digital).

PARANÁ - Com nove ecossistemas regionais de inovação, 18 parques tecnológicos, sete universidades estaduais, quatro federais e mais da metade das cidades com polos universitários, o Paraná é hoje um dos líderes brasileiros em tecnologia e inovação.

Na tríplice hélice formada por academia, setor privado e setor público, o governo paranaense vem ampliando ações para incentivar novas soluções e ideias que impulsionem o desenvolvimento do Estado. “Dados do IBGE mostram que as empresas de alto crescimento, onde estão as startups e empresas de tecnologia, representam 70% dos postos de trabalho com maior valor agregado no Brasil”, destaca o chefe da Casa Civil, Guto Silva. 

Segundo ele, o papel do Governo em todo esse processo é melhorar e simplificar o ambiente de inovação. “O Estado não tem condições de fazer tudo, mas pode apoiar, estimular o setor produtivo, reduzir a burocracia, articular e unir todos os integrantes da tríplice hélice”, afirma. 

Para o presidente da Viasoft, Itamir Viola, a união de todos esses agentes de inovação na realização dessa premiação simboliza a cultura da colaboração e do crescimento coletivo do Paraná. O objetivo, explica, é melhorar cada vez mais. "O Paraná está bem em comparação a outros estados do país, mas quando falamos de mundo temos um grande desafio", diz. 

PRÊMIO – O Prêmio Empresa Inovadora é dividido em quatro segmentos: Indústria, Varejo, Cooperativas e Serviço e Engenharias. A ideia é ampliar a abrangência do Prêmio nas edições futuras.  

Independente da premiação, todas as empresas participantes receberão gratuitamente um diagnóstico de inovação, elaborado e assinado por especialistas da área, com um indicativo de caminhos para seguir inovando.  

As inscrições vão até o dia 17 de outubro e devem ser feitas no site oficial www.premioempresainovadora.com.br.  A cerimônia de premiação acontecerá no dia 01 de dezembro, em local a ser definido pela organização.

Últimas Notícias