Programação cultural do Paraná tem orquestra regida por maestra, teatro no interior e Leila Pugnaloni

Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte das atrações é gratuita. Entre os destaques estão a exposição “Tela”; a mostra coletiva “Espeleo Artes Visuais”; e a apresentação de Mariana Menezes com a Orquestra Sinfônica do Paraná.
Publicação
02/06/2023 - 11:45
Editoria

A Agência Estadual de Notícias reúne toda sexta-feira os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte das atrações é gratuita.

Entre os destaques estão a exposição “Tela”, da artista Leila Pugnaloni, que acaba de ser inaugurada, no Museu Oscar Niemeyer; a mostra coletiva “Espeleo Artes Visuais”, com obras de 17 artistas de diferentes regiões do Brasil inspiradas no universo subterrâneo, na Casa Gomm; e a apresentação da maestra Mariana Menezes com a Orquestra Sinfônica do Paraná, no Guaíra.

A próxima semana também fica marcada pelo circuito do projeto Crianças no Teatro, que passa por Loanda, Campina Grande do Sul, Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

Confira alguns destaques da programação cultural do Estado: 

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Samba do Compositor Paranaense – Roda de samba autoral aberta à comunidade. Sábado (3) a partir das 9h30, no hall térreo.

Oficina de origami com Denise Krukoski – Sábado (3) às 11h30, na Seção Infantil.

Ler nas Linhas, Ler nas Entrelinhas – Bate-papo com a artista e fotógrafa Juliana Stein. A conversa sobre arte e educação é direcionada a crianças e pais e aborda temas presentes no livro “O Verso da Página Contém o Outro Lado”, que será lançado na BPP em junho. Sábado (3) às 11h30, na Seção Infantil. 

Ler Junto com Guilherme Shibata – Leitura guiada do conto “No Seu Pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie. Dia 5, às 18h, no auditório.

Aventuras Musicais – Recital com o pianista André Schmidt. Quarta-feira (7) às 14h, no auditório.

Hora do Conto – Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na Seção Infantil.

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Oficina de Carvão

Na quarta (7), o setor educativo do museu oferece uma oficina em que o público poderá experimentar as diversas possibilidades de criação com um único material: o carvão. A atividade acontecerá em duas sessões: 13h30 e 15h30. As oficinas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação. Todas as ações são gratuitas.

Leila para Maiores

A edição de junho do programa Arte para Maiores, realizado pelo Museu Oscar Niemeyer, terá como tema a exposição “Tela”, da artista Leila Pugnaloni, que acaba de ser inaugurada. A primeira visita mediada conduzida pela própria artista acontece na terça (6), das 14h às 17h. Atividade gratuita. Link para inscrição aqui.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)

Uma noite no museu

Na próxima terça-feira (6), às 19h, o Museu da Imagem e do Som oferece a Visita Guiada Noturna. A atividade proporciona um ambiente intimista para o público inscrito, que poderá passear à noite pelo Palácio da Liberdade e conferir as curiosidades sobre o casarão, os acervos em exibição e as exposições. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para educativo@mis.pr.gov com as informações solicitadas: nome completo, RG, curso de formação e contato. Inscrições até 6 de junho, às 12h.

Quartas musicais

Toda quarta-feira, às 18h, o MIS-PR cria um espaço de convívio musical de variadas sonoridades, desde grupos de choro, duo de cordas, até bandas de rock. Na quarta (07), o museu vira palco para uma sessão de música instrumental. Entrada livre e gratuita.

CASA GOMM

Espeleo Arte

Programação paralela do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, o Espeleo Arte se propõe a divulgar o universo das cavernas brasileiras em eventos culturais, utilizando espaços públicos conhecidos da cena cultural. A abertura da programação acontece nesta segunda (5) às 19h na Casa Gomm com a mostra coletiva “Espeleo Artes Visuais”, com obras de 17 artistas de diferentes regiões do Brasil inspiradas no universo subterrâneo. Em cartaz até 13 de agosto. Entrada gratuita e com acessibilidade.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA

Guairão

OSP sob regência feminina

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (4), às 10h30, sob regência da maestra Mariana Menezes. Chorinho, toada, batuque, maxixe e seresta se mesclam aos clássicos de Wolfgang Mozart, Heitor Villa-Lobos e Giacomo Puccini, em uma apresentação erudita, mas alegre e cheia de significado. 

O encontro entre gameplay e teatro

Voltada para o público infanto-juvenil, “As aventuras da Família Arqueira” é um espetáculo estrelado por Robin Hood Gamer, Beto Gamer e Hey Davi, que somam 36 milhões de inscritos no YouTube e trazem ao palco do Guairão diversão para pais e filhos. A apresentação será no domingo (4), às 17h.

Clássicos do Rock

No dia 7 de junho (quarta-feira), às 21h, a Orquestra Cordas do Iguaçu chega ao Teatro Guaíra para apresentar o grande concerto “Clássicos do Rock”. Com ingressos a partir de R$ 40,00. A Orquestra interpretará músicas de Metallica, Iron Maiden, Guns N’ Roses e Kiss, num espetáculo livre para todos os públicos.

Guairinha

O Teatro Guaíra recebe nesta semana sessões gratuitas de uma das mais comentadas montagens da Cia. Stavis-Damaceno, “Homem ao Vento”, ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia. A tragicomédia acontecerá no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), às 20h, na sexta-feira e sábado, e às 19h, no domingo. Os ingressos estão disponíveis por meio do Sympla, com lugares limitados.

Miniauditório

As mulheres tomam conta do Auditório Glauco Flores de Sá Brito com os espetáculos “Arapuca” e “Gilda: a candidata das Mulheres!”. As peças teatrais são recomendadas para maiores de 18 anos. “Arapuca – ou Eva Dando Voltas no Paraíso”, em cartaz desde maio, encerra sua temporada gratuita com apresentações nos dias 1 a 4 de junho. “Gilda: a Candidata das Mulheres” chega ao Miniauditório a partir do dia 8 (quinta-feira) e prosseguirá com apresentações até dia 25 de junho. Para informações sobre horários, entre no site do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Teatro José Maria Santos

Nena Inoue apresenta sua obra “Sobrevivente” ao lado de seu filho Pedro Inoue, na temporada gratuita que inicia dia 7 e segue até 25 de junho. Com o tema da ancestralidade, a atriz relata a busca pela história da própria família e suas origens. Como segunda parte da trilogia iniciada em "Para Não Morrer”, a peça "Sobrevivente" estará nos palcos de quarta a sábado, às 20h e aos domingos, às 19h.

Eventos Externos

Orquestra Didática – A instalação “Orquestra Didática” está aberta ao público no dia do concerto da OSP – domingo (4) das 9h às 13h, antes e depois do concerto. A agenda segue na terça (6) e a exposição será encerrada na quarta (7), são os últimos dias para conferir esse conteúdo dinâmico sobre os instrumentos e elementos de uma orquestra. A entrada é franca e não precisa agendar. O acesso é pela lateral da bilheteria.

CRIANÇAS NO TEATRO

O programa Crianças no Teatro, que proporciona o acesso de crianças de 6 a 12 anos a apresentações e vivências teatrais gratuitas, terá apresentações em quatro cidades no mês de junho. O projeto, criado pelo Governo do Estado via Secretaria da Cultura e PalcoParaná, ocupa teatros das cidades, sendo muitas vezes a primeira experiência para os pequenos espectadores.

Ponta Grossa

Espetáculo "A Roupa Nova do Rei". No Teatro da UEPG (Dr. Antônio Russo, 28 – Oficinas). De 05 a 09, e 26 a 28 de junho, com sessões nos períodos manhã e tarde.

Telêmaco Borba

Espetáculo "A Roupa Nova do Rei". No Teatro Sírio de Castro Ribas Junior (Av. Pref. Cacildo Batista de Arpelau, 550 – Centro) – De 19 a 23 de junho, com sessões nos períodos manhã e tarde.

Campina Grande do Sul

Espetáculo "Itan e Tal". No Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 975 – Jardim Paulista) – De 21 a 30 de junho, com sessões nos períodos manhã e tarde.

Loanda

Espetáculo "Encontro de Gigantes". No Cine Teatro Mário Matarezi (Av. Desembargador Munhoz de Melo, 1417). De 02 a 20 de junho, com sessões nos períodos manhã e tarde.

Endereços 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba – PR

Casa Gomm – Rua Bruno Filgueira, 850 – Bigorrilho, Curitiba – PR

GALERIA DE IMAGENS