Saúde e Segurança firmam parceria para utilização do laboratório da Polícia Científica

Acordo prevê a utilização do espaço físico e de equipamentos da Polícia Científica. Já o Complexo Hospitalar do Trabalhador disponibilizará quatro patologistas e um técnico de laboratório. O tempo de espera das análises clínicas, em média, de sete a dez meses, será reduzido para até dez dias.
Publicação
17/06/2021 - 15:41
Editoria

Um Termo de Cooperação Técnica firmado nesta terça-feira (25) entre a Polícia Científica e o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT) vai permitir o uso compartilhado do laboratório multiusuário de patologia forense do Instituto Médico Legal (IML). O local é responsável, entre outros exames, pelo apontamento da causa ou momento da morte de uma pessoa, muito importante para elucidação de casos de homicídios.

O convênio foi assinado na sede da Polícia Científica entre as secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde, além das beneficiadas. Também houve o descerramento da placa de inauguração do laboratório, o qual passa a ser de uso compartilhado.

O acordo inclui a disponibilização do espaço físico e dos equipamentos cedidos pela Polícia Científica e, em contrapartida, o CHT vai ceder quatro patologistas e um técnico de laboratório de patologia para realização dos exames anatomopatológicos, tanto do Instituto Médico Legal (IML) quanto do CHT.

“Essa parceria representa um grande orgulho para nós do Paraná, pois possibilita trazer para os laboratórios uma estrutura adequada e moderna para fazer com que os processos da Polícia Científica consigam dar retaguarda à solução dos casos em todos os aspectos da segurança pública do Paraná”, ressaltou o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, esta união faz parte de um planejamento estratégico. “Esta parceria, que compartilha o uso do laboratório multiusuário, garante a celeridade na finalização de exames importantes para inquéritos, nos quais restam dúvidas, e com isso todas as instituições envolvidas serão beneficiadas, mas principalmente a sociedade que terá uma resposta precisa sobre o caso analisado”, afirmou.

O tempo atual de espera das análises clínicas, em média, de sete a dez meses, será significativamente reduzido. De acordo com o convênio, os laudos deverão ser emitidos em até dez dias úteis, a partir do recebimento do material no IML, seja ele oriundo do CHT ou coletado no próprio Instituto. Já os laudos de urgência terão prazo de emissão de 72 horas

“Graças ao governador Ratinho Junior, os secretários e diretores possuem abertura e autonomia para trabalharem e melhorarem os processos. Essa união de esforços potencializa as atividades tanto da equipe da Polícia Científica quanto da equipe do CHT. Com isso, maximizamos as ideias e procedimentos, diminuindo o tempo de resposta para a sociedade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo o diretor superintendente do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, com essa cooperação técnica o laboratório do CHT será desativado e este espaço físico poderá ser utilizado para ampliação do atendimento neonatal do Hospital do Trabalhador, possibilitando a inauguração da primeira UTI de grande prematuridade do Paraná.

“É uma parceria inteligente e que tem contribuição para as duas instituições e para as pessoas que fazem uso delas. Temos uma gama de exames necessários a serem processados tanto no CHT quanto no IML e com esta parceria nós encurtamos o prazo dos laudos tanto nos exames criminais quanto nas respostas aos nossos pacientes. Os investimentos são pequenos e o ganho gigantesco”, disse.

CRIME – Nas questões de crime, o exame de patologia é bem significativo e fundamental para determinar, por exemplo, o momento da morte ou o que causou a morte de uma pessoa, principalmente nos casos de mortes violentas. Por isso, de acordo com o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochoki, será um ganho colaborativo para as instituições.

“Este é um exame de microscopia simples, mas objetivo e incontestável, muito importante nos casos de homicídio, pois poderá comprovar, por exemplo, se uma pessoa morreu antes ou depois de cair de um prédio. Também indica se a pessoa estava viva ou morta no momento que ocorreu um acidente de trânsito como quando o motorista bate o carro e morre, ou seja, o exame identifica se ela foi causada devido a um mau súbito ou pela colisão em si”, explicou.

“É um convênio que otimiza esforços. O IML tem uma estrutura tanto predial para acomodar um laboratório de patologia, quanto de equipamentos. Ao mesmo tempo, o CHT precisa utilizar um ambiente de laboratório de patologia, então, não vai precisar reformar, nem encontrar outro local para sediar o laboratório, pois nada mais auspicioso do que unirmos isso. A partir da semana que vêm, o CHT já começa a realizar os seus exames de patologia aqui”, emendou o diretor do Instituto Médico-legal do Paraná, André Ribeiro Langowiski.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor do Instituto de Criminalística, Mariano Schaffka Netto; representando a Polícia Militar, o coronel Gelson Marcelo Janke; representando o Corpo de Bombeiros, o coronel Manoel Vasco Figueiredo; o chefe de Gabinete da Secretaria estadual da Saúde, César Augusto Neves Luiz; o chefe do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Silvanei de Almeida Gomes; a chefe do laboratório de Patologia, Regina de Paula Xavier; e a assessora da diretoria do complexo hospitalar do Trabalhador (CHT), Andréa Molinari.