Secretário-Chefe da Casa Civil recebe a maior honraria da PM-PR, a medalha Coronel Sarmento

A honraria é concedida a civis, militares e policiais militares que mais se destacaram em favor da causa pública.
Publicação
17/05/2024 - 15:40
Editoria

O secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, recebeu na manhã desta sexta-feira (17), a medalha Coronel Sarmento, a maior honraria entregue pela Polícia Militar do Paraná (PM-PR) a civis e militares.

Para o secretário, o reconhecimento aos trabalhos dedicados à corporação é bastante gratificante. “Estou muito grato por receber das mãos do Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Cel Jefferson Silva, a maior honraria militar da corporação. Agradeço a todas as forças policiais do Paraná, em especial à PMPR, por cuidarem dos paranaenses. Vocês são o nosso maior bem, são os homens e mulheres que dão suas vidas, o seu trabalho, em defesa da nossa gente”, afirmou Ortega. 

Além do secretário, outros representantes da Casa Civil também foram homenageados com a medalha Coronel Sarmento, como o Assessor Militar da Casa Civil, Coronel Jean Rafael Puchetti, o Diretor Legislativo da Casa Civil, Paulo Mateus Chiarelli e a assessora da Casa Civil em União da Vitória, Gabrielle Beatriz Bakri Pigatto Caus. A honraria é concedida a civis, militares e policiais militares que mais se destacaram em favor da causa pública.

"Esta é mais do que uma simples medalha; é um reconhecimento a todos aqueles que, com sua dedicação e comprometimento, fortalecem dia após dia a Polícia Militar do Paraná", ressaltou o comandante-geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva.

A solenidade aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pìnhais, com a presença de autoridades e de familiares dos homenageados.   

O evento contou ainda com a apresentação da Banda da Polícia Militar do desfile dos pelotões da APMG com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do 6º CRPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia de CHOQUE (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia de Trânsito e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

Medalha Coronel Sarmento - Joaquim Antônio de Moraes Sarmento tornou-se patrono da Polícia Militar do Paraná pela  dedicação da sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, quando foi ferido no olho. 

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.
Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

GALERIA DE IMAGENS