A Casa Civil também está presente no evento Paraná Mais Cidades, que começou na última quarta-feira (12) e segue até esta sexta-feira (14) em Foz do Iguaçu, na região Oeste. Na abertura do segundo dia de evento, o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, acompanhou a apresentação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que passou um panorama do Estado e falou das perspectivas para este ano.
O evento reúne lideranças dos 399 municípios do Estado, tem como objetivo apresentar programas do governo aos novos prefeitos, que assumiram a gestão em 2025. Trata-se de uma oportunidade para impulsionar novas parcerias, principalmente diante da renovação das administrações municipais. Cerca de 4 mil pessoas participam do evento.
Durante sua fala, o governador destacou a alegria em receber os 399 prefeitos e prefeitas do Paraná, de todas as cidades do Estado, além de autoridades do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, dos órgãos de fiscalização, Ministério Público e Tribunal de Contas. “Muitos dos prefeitos estão iniciando o seu mandato, então a ideia é apresentar um panorama do Estado, o crescimento econômico, a geração de emprego e os programas que o governo tem, de uma forma muito didática, para que eles acessem esses investimentos”, afirmou Ratinho Junior.
O secretário Ortega destacou que o Paraná Mais Cidades é um excelente meio para o Governo entender melhor o Estado e buscar informações de todos os seus municípios. “Queremos um esforço conjunto, queremos refinar a relação entre prefeituras para pôr em execução essas obras tão necessárias à população”, disse ele. “A participação da Casa Civil neste evento é fundamental, pois somos um elo do Governo com os municípios, com as secretarias, dando todo o suporte necessário para o governador no encaminhamento dos projetos e das ações”, complementou.
Ortega falou também sobre o novo modelo de gestão e governança, implementado inicialmente na Casa Civil, que vai possibilitar a convergência de dados e de processos que irão ajudar na tomada de decisão do Governo de maneira ainda mais transparente, célere, integrada e auditável. “Esse trabalho coloca o Paraná mais uma vez na liderança da transformação da administração pública. É a Casa Civil na vanguarda das decisões do executivo e assumindo um papel protagonista na criação de soluções eficazes para a execução de entregas públicas, explicou com entusiasmo.
“Queremos mostrar para os prefeitos e falar que realmente a Casa Civil pode colaborar com a governança dos municípios, e mostrar esse Paraná que a gente quer avançando cada vez mais”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO - O evento tem na programação palestras e workshops para capacitar agentes públicos, além de uma Feira de Serviços, na qual os participantes terão a oportunidade de interagir diretamente com as Secretarias de Estado e representantes de órgãos como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público do Paraná (MPPR), Defensoria Pública, Sistema S., Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Procon, Sanepar, Copel e Fomento Paraná. A estrutura promove uma agenda completa de contatos para fortalecer a eficiência na gestão pública.
Entre as oficinas que serão realizadas durante o evento estão a capacitação “Defensoria Pública Fora das Sedes: Parcerias para Garantir os Direitos da População Vulnerável”, o curso online gratuito “Agentes da Cidadania”, que oferece videoaulas sobre gestão de recursos públicos. A ação é do MPPR busca fortalecer o relacionamento entre a instituição e os gestores municipais, além de facilitar o acesso às Promotorias de Justiça que atuam na área.
A palestra “Poder Executivo e Ministério Público: parcerias possíveis”, vai discutir a importância da colaboração entre as instituições para garantir uma gestão eficiente, transparente e participativa.
PARANÁ MAIS CIDADES - O evento visa modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Estado, oferecendo palestras, workshops e uma Feira de Serviços. Nesta feira, os participantes têm a oportunidade de interagir diretamente com as Secretarias de Estado e representantes de órgãos como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema S, promovendo uma agenda completa de contatos para fortalecer a eficiência na gestão pública. O evento conta com o patrocínio do BRDE, Celepar, Copel, Detran/PR, Fomento Paraná, Paraná Projetos, Portos do Paraná e Sanepar.