Semana da Saúde da Mulher ofertará exames gratuitos a servidoras de Curitiba e região

A ação, que acontece de 13 a 17 de março, é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência, e a Santa Casa de Curitiba.
Publicação
10/03/2023 - 08:30
Editoria

Servidoras do Estado que atuam em Curitiba e Região Metropolitana poderão fazer exames de saúde gratuitos durante a Semana da Saúde da Mulher, de 13 a 17 de março. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (Departamento de Saúde do Servidor/SEAP), e a Santa Casa de Curitiba.

Serão disponibilizados exames laboratoriais de rotina, assim como o exame preventivo para detectar alterações nas células do colo do útero.

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve fazer o exame preventivo periódico, principalmente aquelas com idade entre 25 e 59 anos. O exame deve ser realizado anualmente ou conforme orientação médica.

Para ter acesso aos exames, as servidoras precisam agendar previamente neste LINK.

“Entendemos a importância do cuidado contínuo com a saúde da mulher e que muitos diagnósticos precoces salvam vidas. Esperamos que a Semana da Saúde atenda muitas servidoras, além de chamar a atenção para a importância de atualizar os exames de rotina”, destacou a diretora-geral da Administração, Luciana Carla de Azevedo.

MEIO MILHÃO DE ATENDIMENTOS – No ano passado, o Sistema de Assistência ao Servidor (SAS) prestou 447.856 atendimentos a mulheres (servidoras e suas dependentes legais). O serviço é um benefício concedido ao servidor paranaense sem nenhuma contrapartida financeira do funcionário e garante cobertura assistencial médica, hospitalar e ambulatorial em todo o Estado, em instituições conveniadas. Foram mais de 2,3 milhões de procedimentos realizados entre janeiro e dezembro do ano passado.

PALESTRAS – A partir do dia 15 (quarta-feira), a SEAP, através da Escola de Gestão, promove uma série de palestras sobre a saúde da mulher. As palestras terão transmissão online, durante todas as quartas-feiras de março, sempre às 14h, no canal do YouTube da Escola de Gestão. A primeira será com a fisioterapeuta Graciê Chemin sobre autoestima.

GALERIA DE IMAGENS