Carlos Alberto Richa

Beto Richa
O governador Beto Richa nasceu em Londrina, em 29 de julho de 1965. É filho do ex-governador José Richa e de dona Arlete Richa. Graduou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa, tem três filhos: Marcelo, André e Rodrigo. Iniciou a vida pública em 1994, elegendo-se deputado estadual pelo PSDB. Quatro anos depois foi reeleito. Como deputado, aprovou projetos de grande repercussão social e econômica. É de sua autoria a lei que estabelece indenizações às famílias de ex-presos políticos. A criação do Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas também foi proposta por Beto Richa. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba e, no primeiro ano de mandato, também exerceu as funções de secretário municipal de Obras.

Em 2004, Beto Richa foi eleito prefeito de Curitiba. Seu plano de governo foi registrado em cartório e suas metas foram inteiramente cumpridas. Richa foi reeleito prefeito de Curitiba em 2008 com quase 80% dos votos, votação recorde na história da cidade.
No período de cinco anos e três meses como prefeito, até renunciar ao cargo em 30 de março de 2010 para concorrer às funções de governador, Beto Richa direcionou 70% das receitas orçamentárias para os bairros da cidade com os menores indicadores de desenvolvimento humano. Sua administração priorizou as áreas sociais (educação, saúde, moradia popular, transporte público, proteção social e infraestrutura urbana) nos investimentos municipais.
Mais de sete mil obras foram realizadas em sua gestão.

Beto estreitou o diálogo com a população e promoveu mais de 300 audiências públicas — realizadas em todos os 75 bairros da cidade —, nas quais as comunidades participaram diretamente da definição do orçamento, indicando obras e programas prioritários.
Beto Richa concluiu a primeira etapa da Linha Verde, obra viária de 19 quilômetros de extensão que conjuga inclusão social, desenvolvimento econômico, modernização do transporte público e preservação ambiental. Construída sobre o leito da antiga BR 116, a Linha Verde integra duas regiões de Curitiba antes separadas pela rodovia federal, institui o sexto corredor de transporte e abre um novo eixo de desenvolvimento, estimulando a criação de novos negócios e atraindo novas empresas.
Richa criou a Secretaria Municipal Antidrogas, a primeira do País, que atua na prevenção e educação contra o tráfico e o uso de drogas por meio de programas dirigidos a jovens e adolescentes residentes em bairros socialmente mais vulneráveis.

Em 2009, no início de seu segundo mandato, Beto Richa implantou os Contratos de Gestão, pelos quais toda a equipe administrativa se compromete a alcançar metas previamente estabelecidas de acordo com o plano de governo. Os objetivos são monitorados por uma unidade técnica criada especificamente para esse fim.
Richa foi eleito dez vezes o melhor prefeito do Brasil: oito vezes no ranking Datafolha, do jornal “Folha de S. Paulo”, e duas vezes em pesquisa do Instituto Brasmarket (em parceria do jornal DCI, de São Paulo, e o portal IG).
Em 2008, foi eleito pela revista Época uma das cem personalidades mais influentes do País. Recebeu da Abrinq/Unicef o prêmio Amigo da Criança. Por duas vezes, em sua administração, o ensino fundamental de Curitiba foi avaliado pelo MEC/Ideb como o melhor entre as capitais do País. Ao longo da gestão, seu governo teve aprovação média de mais de 80% dos curitibanos.


Currículo
Dados Pessoais: Carlos Alberto Richa
Local de Nascimento: Londrina - Paraná
Data de Nascimento: 29 de julho de 1965
Filiação: José Richa e Arlete Vilela Richa
Estado Civil: Casado
Cônjuge: Fernanda Bernardi Vieira Richa
Filhos: Marcelo, André e Rodrigo

Formação Acadêmica:
Superior – Engenharia Civil - Pontifícia Universidade Católica
2º Grau – Colégio Bom Jesus
1º Grau – Escola Estadual Hugo Simas

Cargos Públicos:
1995 – Eleito Deputado Estadual com 22.000 votos
1998 – Reeleito Deputado Estadual com 44.838 votos
2000 – Eleito Vice-Prefeito de Curitiba
2001 – Secretário de Obras Públicas de Curitiba - de janeiro a outubro
2002 – Candidato ao governo do Estado do Paraná (PSDB) com 888.796 votos
2003 – Eleito presidente do PSDB PR
2004 – Eleito prefeito de Curitiba com 494.440 mil votos.
2008 – Reeleito Prefeito de Curitiba com 778.514 votos (77,27%)

Títulos:
2006 – Prefeito Amigo da Criança (Abrinq/Unicef)
2008 – Prefeito Amigo da Criança (Abrinq/Unicef)
2007 – Cidadão Honorário do Londrina
2007 – Melhor Prefeito do Brasil – prêmio concedido pelo Instituto Brasmarket, jornal DCI e portal IG.
2008 – Reeleito Melhor Prefeito do Brasil pela pesquisa do Instituto Brasmarket
2007/2008 /2009 – Melhor Prefeito do Brasil – Avaliação do Instituto Datafolha através de quatro pesquisas de opinião realizadas nas capitais brasileiras.

História:
Carlos Alberto Richa nasceu em 29 de julho de 1965, em Londrina, no norte do Paraná. Beto Richa, como é conhecido por todos, é o segundo dos três filhos de José Richa - ex-governador do Paraná entre 1983 e 1986 - e de Arlete Vilela Richa. Descendente de imigrantes libaneses, Beto Richa passou sua infância entre Londrina e Brasília. Em Londrina, iniciou os estudos do ensino fundamental na Escola Estadual Hugo Simas. Adolescente, mudou-se para Curitiba, onde freqüentou o ensino médio no Colégio Bom Jesus. É formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Inspirado pela reconhecida trajetória política do pai - que exerceu também dois mandatos como deputado federal, foi prefeito de Londrina e senador -, Beto Richa ingressou na vida pública aos 29 anos.

A estréia foi em 1994, quando se elegeu deputado estadual com 22 mil votos. Quatro anos mais tarde, foi reeleito para a mesma função, com o dobro dos votos.

Beto Richa atuou como membro das Comissões Permanentes da Assembléia Legislativa. Foi vice-presidente da Comissão de Finanças e membro das Comissões de Constituição e Justiça, Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e de Direitos Humanos e da Cidadania.
Beto Richa foi escolhido em 2000 para ser o candidato a vice-prefeito em chapa encabeçada por Cássio Taniguchi.

Em 2004, aos 39 anos, Beto Richa foi eleito prefeito da cidade com 494.440 mil votos, Ao assumir a Prefeitura de Curitiba, no dia 1º de janeiro de 2005, Beto comprometeu-se a fazer uma administração transparente e austera, focada no diálogo permanente com a população. Também assumiu o compromisso de priorizar a educação e a saúde, bem como fazer um esforço concentrado da Prefeitura para levar obras, ações e melhorias para as regiões mais carentes da cidade.

Em 2008, Beto Richa foi reeleito prefeito de Curitiba já no primeiro turno das eleições, com 778.514 votos (77,27%). Foi a maior votação da história da cidade, numa eleição que também registrou um feito inédito: Beto venceu em todas as dez zonas eleitorais, um total de 3.504 urnas distribuídas em mais de 300 locais de votação da cidade.
Em 19 de junho de 2010, Beto Richa foi lançado oficialmente candidato ao governo do Estado em convenção do PSDB. Sua coligação foi constituída por onze partidos. Beto elegeu-se governador do Paraná já no primeiro turno com 3.039.774 votos.