João Cândido Ferreira

João Cândido Ferreira
João Candido Ferreira nasceu a 21/04/1864 na Fazenda do Taboão, munícipio da Lapa, filho do alferes João Candido Ferreira e Ana Leocádia Ferreira Maciel.

Era formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1888). Grande médico, professor emérito, político e escritor, em 1892 foi eleito prefeito da Lapa.

Em 1894, durante o cerco da cidade, foi designado pelo comandante das forças legalistas Cel. Antonio Ernesto Gomes Carneiro, chefe do Serviço Médico Militar. Mais tarde, quando Gomes Carneiro foi ferido em combate, foi ele quem o medicou e assistiu sua morte.

Em 1896 foi eleito deputado estadual, em 1901 deputado federal, em 1903 Vice- Presidente do Paraná, no governo de Vicente Machado, tendo assumido a presidência várias vezes, durante as prolongadas ausências (por enfermidade) do titular. Em 1907 foi eleito Presidente do Estado, tendo renunciado ao cargo por desavenças políticas.

Voltou-se para a medicina, tornando-se notável pela sua erudição e brilhantismo clínico. Foi um dos fundadores da Universidade do Paraná.

Faleceu em Curitiba em 10/02/1948.


Ilustração: Theodoro de Bona e Dulce Ozinski.