João Pernetta

João Pernetta é de uma família de notáveis (Emiliano, Evaristo, Manoel e Júlio). João David Pernetta, nascido em Curitiba em 1874, deixou traços luminosos de sua passagem na vida pública paranaense. Deputado estadual e federal, a partir de 1903, destacou-se por uma sólida cultura intelectual e potencialidade de ação construtiva. Espírito sistematizado, discípulo de Augusto Comte, seus trabalhos se revestem dos ensinamentos da doutrina positivista. Orador fluente e erudito, suas opiniões e pareceres granjearam-lhe indiscutível renome.

Em 1908 sustentou na tribuna a constitucionalidade da eleição de Dr. João Cândido Ferreira e foi dos poucos que votaram pelo seu reconhecimento. Na última dissidência republicana, que dividiu o Estado, manteve-se fiel aos seus princípios e rompeu com a situação dominante, então controlado por Affonso Camargo e Caetano Munhoz da Rocha. Caiu no ostracismo, vendo sacrificada sua carreira política.

Voltou a brilhar após a revolução de 30, sendo convocado ao secretariado do interventor Mário Tourinho. Com a renúncia deste em 1931, coube-lhe assumir o governo durante algumas semanas e passá-lo ao novo interventor nomeado, Manoel Ribas.

Faleceu em Curitiba em 03 de setembro de 1933. (Seu período de interinidade, de 29 de dezembro de 1931 a 30 de janeiro de 1932).

Biografia: História biográfica da república no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas, 1994.