Octávio Cesário Pereira Júnior

Octávio Cesário Pereira Júnior, nasceu em Itajaí, Santa Catarina, a 07 de fevereiro de 1926, filho de Octávio Cesário Pereira e Maria de Sousa Pereira. Concluído o curso fundamental, transferiu-se para Curitiba para freqüentar a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, onde se formou na turma de 1952. Revelou-se hábil político na vida acadêmica. Foi presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, do Conselho Permanente da União Paranaense de Estudantes e membro da Congregação da Universidade. Um dos pontos altos da sua administração no CAHS, a aquisição da sede própria para a entidade.

Concluído o curso, fixou-se no município de Cambé, norte do Paraná onde exerceu a advocacia. Por força da comprovada vocação política, ingressou no diretório municipal da União Democrática Nacional, tornando-se mais tarde, presidente. Desenvolvendo permanente ação comunitária, elegeu-se também presidente da Associação Rural e do Sindicato Rural de Cambé. Ampliando prestígio e liderança, tornou-se conselheiro da Sociedade Rural do Norte do Paraná. Com tal soma de credenciais, elegeu-se deputado federal em 1962. No ano seguinte, Ney Braga, então governador, convocou-o para o cargo de Secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social, tendo acumulado, interinamente o cargo de Secretário de Estado da Saúde Pública.

Não esquentou lugar, pois outra vez Ney Braga lhe requisitou os serviços como chefe de gabinete do Ministério da Agricultura. Foi eleito suplente de senador em 1967, efetivado em 1974. Reelegeu-se deputado federal em 1973, licenciando-se para exercer o cargo de Secretário de Estado do Interior e Justiça no governo Emílio Gomes. Em 1975, no governo Jayme Canet Junior, vice-governador do Estado tendo assumido, interinamente, a chefia do Executivo em setembro de 1975 e 1977. Voltou novamente à Secretaria de Estado da Justiça, no segundo governo Ney Braga, em 1979. Reelegeu-se deputado federal em 1983.

Iniciou-se politicamente na União Democrática Nacional. Militando posteriormente na Arena, no Partido Democrático Social e recentemente no Partido da Frente Liberal.

Biografia: História biográfica da república no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas, 1994.