Pedro Viriato Parigot de Souza

Pedro Viriato Parigot de Souza, nasceu em Curitiba, Paraná, a 26 de fevereiro de 1916, filho de Luiz Parigot de Souza e Aline Cordeiro Parigot de Souza. Fez o curso elementar na própria cidade natal. Inclinado às ciências exatas, formou-se em 1937 pela então Escola de Engenharia da Universidade do Paraná. Depois, fez curso de especialização na França em Hidráulica e Hidrologia.

Ingressou na Administração Pública, ao retornar ao país, na Secretaria de Viação e Obras Públicas e no Departamento Nacional de Rios e Canais, onde acompanhou obras importantes, como o cais de atracação do Porto de Paranaguá e a regularização do rio Iguaçu. Foi autor de muitos projetos nessa área.

Dedicou-se, a seguir, ao campo da energia elétrica. Diretor da Copel, depois presidente, teve oportunidade de revelar toda sua competência nos programas de implantação de vários sistemas energéticos, usinas, extensão rural, enfim, toda a gama de melhoramentos que fizeram do Paraná uma das mais respeitadas lideranças nessa especialidade. Destacou-se ainda como membro do Conselho Federal de Educação, diretor do Centro de Pesquisas e Estudos de Hidráulica e Hidrologia da Universidade Federal, membro do Conselho Universitário e diretor do Instituto de Mecânica da mesma instituição superior.

Com a renúncia do governador Haroldo Leon Peres, como seu vice assumiu a direção do Estado a 23 de novembro de 1971. Mas, já estava acometido de pertinaz enfermidade que lhe absorvia as energias. Mesmo assim, redobrou esforços para cumprir as metas a que se propôs. Tomou a coordenação dos assuntos técnicos e de planejamento do governo. Fundou o Cexpar, deu continuidade às obras de infra-estrutura do Estado, não se poupando de assegurar o ritmo de desenvolvimento das obras em execução. Repetia sempre “minha ação será a tradução dos objetivos nacionais em termos estaduais”. E cumpriu até onde lhe foi possível suportar as limitações a que lhe expunha a doença traiçoeira.

Todavia, não resistiu muito tempo. Faleceu a 11 de julho de 1973.

Biografia: História biográfica da república no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas, 1994.
Foto: Galeria do Salão dos Governadores do Palácio Iguaçu, reproduzida por Simone Fabiano.


Foto: Galeria do Salão dos Governadores do Palácio Iguaçu, reproduzida por Simone Fabiano.