CIG-PR realiza evento Casa Civil do Futuro: perspectivas e estratégias - workshop de Construção e Planejamento Participativo

Os participantes puderam alinhar expectativas e validar objetivos estratégicos da Casa Civil do Paraná, por meio de diálogos e atividades colaborativas.

Publicação
05/12/2024 - 16:12
Editoria

O Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) realizou, na manhã de quinta-feira (05), o evento Casa Civil do Futuro: Perspectivas e Estratégias - Workshop de Construção e Planejamento Participativo. Organizado pelo Centro de Comunicação Integrada (CCI), em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCIP), a atividade ocorreu na Escola de Gestão, no Palácio das Araucárias. 

Com o objetivo de promover um espaço de diálogo e planejamento colaborativo, o workshop reuniu mais de 30 servidores públicos de carreira, comissionados e funcionários terceirizados da Casa Civil do Paraná. Eles puderam alinhar expectativas e validar objetivos estratégicos para a pasta, por meio de atividades e dinâmicas realizadas ao longo do evento. 

As ações realizadas no encontro foram projetadas para estimular o pensamento estratégico e a colaboração entre os participantes, garantindo que as perspectivas e estratégias discutidas fossem abrangentes e alinhadas com as necessidades e expectativas da Casa Civil. Como resultado, serão gerados posteriormente importantes entregas, incluindo uma matriz SWOT (sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), uma matriz de convergência e uma lista de objetivos estratégicos.

Para Mac Amaral Cartaxo, pesquisador vinculado à RBCIP, o workshop vai ajudar a integrar a experiência do servidor com todo o movimento de inovação que está sendo proporcionado pela atual gestão. “Com a ajuda da Fapec e da Rede, entender quais são forças, oportunidades, oportunidades de melhoria e ameaças que podem se apresentar para que se crie um planejamento que seja efetivo”, disse. 

“O Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) surge na vanguarda do que há de melhor em boas práticas do serviço público, como deixa bem clara a gestão do governador Ratinho Júnior, que é deixar um legado para a sociedade. Esse legado vai ser materializado com processos modernizados, mais rápidos e que atendem à necessidade da população em geral”, acrescentou Cartaxo. 

Ele pontuou ainda que percebeu uma preocupação muito grande dos servidores que ficaram muito felizes de poder participar disso e se integrar e ver várias áreas sob a coordenação da Casa Civil para proporcionar tudo isso. “Então, eu acho que foi um momento muito rico”. 

PARTICIPAÇÃO ATIVA, PLANEJAMENTO EFICAZ  - Patrícia Moreira de Lima trabalha na Casa Civil há 32 anos e contou que este é o seu primeiro emprego. “Comecei como estagiária no setor de Recursos Humanos e aos 18 anos, devido ao reconhecimento do meu trabalho, recebi um cargo em comissão, o qual mantenho até hoje”, disse. 

“Achei este evento muito interessante porque nunca tivemos uma oportunidade como esta, que reúne todos para discutir o que precisa ser feito. Saio deste evento com uma energia positiva e com a expectativa de que há muitas pessoas boas na Casa Civil com quem posso compartilhar experiências”.

Adalgiza Farias de Azevedo também ressaltou a felicidade em participar do evento. “Sou funcionária pública há 43 anos, tendo iniciado minha carreira em 1981. Sou formada em sociologia e atualmente atuo na Casa Civil, no Centro de Apoio Operacional, onde cuido das disposições funcionais dos servidores do Estado”. 

“Este evento trouxe uma nova perspectiva para minha vida e minha experiência profissional. Ele me mostrou que, mesmo após todos esses anos de serviço, ainda posso inovar. A inovação faz parte de quem eu sou e acredito que as mudanças trazem melhorias essenciais para que o Estado do Paraná tenha um futuro melhor. Adorei participar deste evento de gestão e tenho certeza de que ele será promissor, trazendo resultados positivos para todos nós, servidores públicos”, complementou. 

Paula Ribeiro, que atua na Diretoria de Articulação Estratégica e Acompanhamento Fiscal destacou que investir em workshops de governança e planejamento estratégico para a Casa Civil do Paraná é um passo essencial para melhorar a eficiência, transparência e impacto das ações governamentais. “O CIG-PR veio para reforçar o compromisso do governo estadual com a excelência administrativa e com a entrega de resultados que atendam às necessidades da população”, falou Paula, que trabalha há três anos na Casa Civil. 

CIG-PR - O Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) é uma iniciativa liderada pela Casa Civil do Paraná em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é desenvolver uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas, promovendo maior precisão no atendimento das demandas e fortalecendo a governança no estado.

 

GALERIA DE IMAGENS