A Casa Civil do Governo do Estado promoveu, nesta segunda-feira (12), sua campanha voluntária de Natal, no Instituto Playing For Change, projeto social que atende 140 crianças e jovens, no Cajuru em Curitiba.
Durante todo o dia os alunos inscritos no projeto se dividiram entre apresentações de dança, participaram de brincadeiras, cama elástica, pintura artística, apresentação de Maracatu, apresentação de mágica, dentre outras atividades lúdicas.
Representantes da Casa Civil fizeram parte do dia de comemorações, proporcionando o evento voluntariamente e participando das atividades junto à comunidade.
“Escolhemos o projeto do Playing for Change porque acreditamos na sua capacidade de mudar vidas. Estamos em uma comunidade carente e este é o nosso papel, estar perto da população, perto da sociedade, ajudando a transformar vidas. Incentivar projetos sociais como este é acreditar que o investimento nesses jovens vai gerar uma contribuição para o nosso País, para o nosso Estado, através da música, da cultura, do esporte, da arte e da educação”, afirmou o Diretor-Geral da Casa Civil, Luciano Borges, na ocasião representando o secretário João Carlos Ortega.
A Campanha de Natal da Casa Civil, é uma parceira com a Superintendência Geral da Ação Solidária do Paraná e reuniu centenas de servidores públicos que se dedicaram voluntariamente a tornar possível esse dia de festa, alegria e celebração.
“Esse dia é muito significativo para todos nós. Muitos destes jovens estão comemorando o Natal com a gente e pode ser a única comemoração”, explicou a gestora do Instituto, Virgínia Martins. “A comunidade é muito carente e vulnerável. Proporcionar esse dia de comemoração com hambúrguer, cachorro quente, refrigerante e muita brincadeira, talvez seja a oportunidade que algumas dessas crianças terão de celebrar o Natal”.
Criado em 2015 e com sede no bairro Cajuru, o Instituto Playing for Change de Curitiba é o primeiro da América Latina. Em fins lucrativos, a entidade atende crianças e adolescentes de 07 a jovens 21 anos, oferecendo aulas presenciais e on-line, no contraturno escolar.
“Temos uma parceria com outra ONG que encaminha os mais velhos pro projeto para o programa Jovem Aprendiz, que inicia essa turma no mercado de trabalho. É um trabalho contínuo”, explicou a professora.
Ela conta que desde que o Instituto chegou no bairro, um dos mais violentos da capital, a mudança na comunidade foi visível. “Tudo mudou com a nossa vinda pra cá. Para a comunidade tudo ficou mais seguro, surgiram comércios à nossa volta, os pontos de tráfico se afastaram e os jovens têm opções”, comemorou Virgínia.
O Instituto Playing For Change
Sem fins lucrativos, o Instituto Playing for Change está presente em 11 países e conta com 15
programas educacionais nas regiões mais necessitadas.
No Brasil, o primeiro projeto da América Latina está localizado no bairro Cajuru, em Curitiba. O espaço é uma parceira com o a Associação de Moradores do bairro.
Desde o início de suas atividades o Instituto trabalha com a socialização das crianças e adolescentes, o fortalecimento da inserção do projeto na comunidade e a proximidade com as famílias atendidas, direta ou indiretamente.
Nestes 6 anos de atuação o Instituto Playing for Change ofereceu aulas de musicalização, percussão, dança, canto, educação ambiental, maracatu, teatro, teatro musical, violão, violino, inglês e iniciação ao mercado de trabalho. Além das aulas continuadas, contamos também com os grupos artísticos, que têm como objetivo o aprimoramento na àrea, participação em apresentações, festivais, eventos e campeonatos, sempre visandoo fortalecimento de vínculo com a comunidade local.
São eles: Projeto Mais Capoeira – Capoeira Mazenza; Grupo de Dança Contemporânea do IPFC; Maracatu Novo Ciclo; Grupo de Futebol Playing for Change e Projeto Yoga para todos.
Para mais informações sobre o projeto acesse: https://pfcbrasil.com.br/ipfc/