A Casa Civil realizou, na manhã desta quarta-feira (4), o 1º Seminário de Transferência de Tecnologia do Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR).
O encontro aconteceu no Gabinete de Gestão de Informações (GGI), do Palácio Iguaçu, e foi voltado aos chefes de setores da Casa Civil. Na pauta, o funcionamento dos cinco principais eixos do CIG-PR e a discussão dos processos, que serão realizados em parceria com as lideranças da pasta, junto ao Centro de Comunicação Integrada (CCI).
Para o diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Zimann, o 1º Seminário de Transferência de Tecnologia reforça a necessidade de integração de todo o time da Casa Civil à frente do CIG-PR. “O seminário é de extrema importância, pois a participação dos servidores no processo de construção das estratégias do CIG promove transparência e integração entre os setores da Casa Civil”, afirmou.
“O CIG-PR é fruto do esforço conjunto de gestores e servidores do Estado em busca de uma gestão equilibrada, com maior integração técnica e funcional, reduzindo as vulnerabilidades institucionais. Com a iniciativa, fortalecemos a administração pública, deixando um legado inestimável para os paranaenses", complementou o diretor-geral.
O CIG-PR é resultado de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec), ligada à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que atua em parceria com diversas instituições, por meio de projetos em redes, que são ambientes de produção científica e tecnológica que reúnem diversas instituições públicas e privadas a fim de trabalhar em um projeto específico.
Esses arranjos atuam na forma de transferência de tecnologias, bem como na proposição e implementação de novos modelos institucionais capazes de promover a melhoria do desempenho.
O evento contou com a presença da superintendente-executiva e coordenadora geral do CIG, pela Fapec, Cristiane Dias Lepiane, e da consultora jurídica do projeto, Morgana Bordignon Krein .
Também estiveram presentes no Seminário, o presidente do Conselho Administrativo da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), Marcelo Fiche, e o professor Arthur Camargo, diretor da RBCIP. Na ocasião, os parceiros tiveram a oportunidade de explanar aos chefes de setor da Casa Civil, como funciona a parceria da academia, junto à esfera pública.
Durante o seminário foram apresentadas, aos chefes de setor, as propostas de Comunicação Interna do Centro Integrado de Comunicação do CIG-PR. Elas visam garantir que todos os colaboradores compreendam as metas, missão e valores do CIG-PR, no escopo da Casa Civil. A intenção é promover uma gestão transparente e integrada entre os diferentes departamentos da pasta.
CIG-PR - O Governo do Paraná, em uma ação inédita no País, criou o primeiro Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR), com a finalidade de construir uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas. O centro é liderado pela Casa Civil, que é responsável pelas principais decisões do Poder Executivo, e vai ajudar a orientar novas soluções para a execução das entregas (obras e programas) do Estado.
A intenção é gerar uma maior precisão no atendimento de demandas e o fortalecimento da governança. “Este trabalho que está sendo desenvolvido pela Casa Civil vai possibilitar a convergência de dados precisos e de processos que irão nos ajudar na tomada de decisão de maneira transparente, célere, integrada e auditável. Quem ganha é o Paraná, que mais uma vez sai na liderança da transformação da administração pública”, completou o governador.
Presenças - Estiveram presentes no evento, Ana Claudia Freire, Coordenadora do Centro de Comunicação Integrada (CCI); Camila Casalli Gardiman, CCI; Allan dos Santos Mattozo JR., CCI; Isabella Maia Gonzaga, CCI; Luiza Lira Fordelone Linhares, CCI; Jean Rafael Puchetti Ferreira, - Coordenador do Escritório de Processos; Thiago DeAngelis, Coordenador da Dívida Ativa e Escritório de Investimentos; Fercea Duarte, Gestora do CIC-PR; Gualter Viacava, Coordenador de Governança; Gabriel Tiago Schuhli, Marketing Fapec; Cintia Moreno Piratelli, Coordenadora Fapec; Gustavo Mendonça Marques, Marketing Fapec; Juliana Ferreira da Silva, Coordenadora FAPEC; Victor Augusto de Nigro, FAPEC; e os seguintes chefes de setores da Casa Civil, Maurilio G. Campos; Silmara Charello; Marcos R. S. Cavalcante; Ludyane Aparecida de Jesus da Silva - Casa Civil; Márcio Ferreiro da Silva; Marinês Verônica Prado; Francelina Eduardo de Souza; Celia Baptista; Bárbara O.Trindade; Adriana Mulek; Luciana Carla da Silva; Laercio de França; Rosicleia Massaneiro; Gabriel Rocha de Oliveira; Giane Schiavo da Palma; Paulo Mateus Chiarelli; Alessandro Dias;