Governo reúne municípios para fortalecer o Programa POLIS com apoio da SGDES

Com apoio da SGDES, o Estado mobiliza os pontos focais municipais para implementar metodologias de gestão sustentável. O POLIS já conta com 395 cidades envolvidas e 83 já assinaram a Carta Compromisso. Novas ações com a Defesa Civil também foram anunciadas para aumentar a resiliência frente às emergências climáticas.
Publicação
02/10/2025 - 09:13
Editoria

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), realizou nesta quarta-feira (1º) mais uma reunião com foco no avanço do Programa POLIS nos municípios paranaenses. O encontro contou com a presença de mais de 300 pontos focais, representantes indicados pelas prefeituras, que auxiliam na implementação de metodologias e ferramentas de gestão voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Atualmente, o POLIS já reúne 395 municípios com pontos focais titulares e suplentes, totalizando 790 colaboradores. Também participam do esforço 94 entidades do Grupo Institucional de Apoio (GIA), com 188 representantes indicados. Até o momento, 83 cidades já assinaram a Carta Compromisso com o Governo do Estado, reforçando a integração entre municípios e Estado em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante a reunião, foram apresentados os avanços da cartilha de metodologia diagnóstica, os relatórios do BI ODS – desenvolvido em parceria com o Ipardes e a Celepar –, além da capacitação em ODS oferecida pelo PROSPERA, iniciativa conjunta com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Também foi destacada a experiência da primeira Assembleia Legislativa Sustentável do Brasil, realizada em parceria com a Alep, e a recente cooperação com a Caixa Econômica Federal para fortalecimento do Selo de Gestão Sustentável.

A Superintendente-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães, reforçou a importância da mobilização municipal. “O trabalho de transformação acontece na ponta, nas cidades. Nosso papel é oferecer instrumentos, metodologias e apoio técnico para que os municípios planejem suas ações de forma integrada, olhando para as necessidades reais da população e conectando-se aos ODS. Cada ponto focal é peça-chave nesse processo e, juntos, estamos construindo um Paraná referência em gestão sustentável”, afirmou

O encontro também marcou o lançamento de novas ações em parceria da SGDES com a Defesa Civil Estadual, voltadas ao fortalecimento da resiliência local e à preparação dos municípios frente a emergências climáticas.

 

GALERIA DE IMAGENS