Nesta quinta-feira (24), representantes dos estados do Paraná e do Rio de Janeiro se reuniram para trocar experiências sobre projetos que envolvem investimentos públicos e ações de transparência. A reunião técnica foi uma iniciativa do Escritório de Investimento, um dos eixos do Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR). O encontro contou com a participação de autoridades das Casas Civis e Secretarias ligadas aos dois governos estaduais.
O objetivo maior foi o de promover a transversalidade e compartilhar boas práticas de gestão e governança, sendo uma oportunidade para ambos os Estados desenvolverem novas abordagens para enfrentar os desafios da administração pública.
A Casa Civil do Rio de Janeiro apresentou o projeto Pacto RJ, uma plataforma digital que centraliza e disponibiliza informações detalhadas sobre os projetos de investimento do estado de forma acessível e transparente. Por meio do Pacto, os cidadãos e cidadãs podem acompanhar o progresso das obras públicas, além de apoiar a tomada de decisões estratégicas do governo com base em dados estruturados e atualizados.
INTEGRAÇÃO - Maiquel Zimann, diretor-geral da Casa Civil, destacou que a aproximação com o Rio de Janeiro fortalece os dois lados. “Digo que a palavra-chave, nesse caso, é a integração. Trazer elementos do que o Rio tem realizado quando se fala ações que envolvem investimento público ajuda a elucidar ainda mais o que estamos fazendo aqui com o CIG-PR”, afirmou. Segundo ele, “essa prática integrativa tem muito a agregar, inclusive, para os outros estados brasileiros, pois acreditamos que pode se tornar um modelo”.
Thiago de Angelis, coordenador do Escritório de Investimentos, explicou que o projeto CIG-PR é parte de um esforço maior para garantir uma governança eficiente e responsiva às demandas da população paranaense. “A troca de experiências vai contribuir significativamente para avaliarmos a melhoria da governança e a eficiência na aplicação dos recursos públicos”. Ele falou também sobre as iniciativas e estratégias que vêm sendo adotadas para alavancar investimentos públicos e fortalecer a transparência das ações governamentais.
Pablo Villarim, subsecretário de Projetos Estratégicos da Casa Civil do Rio de Janeiro, comentou sobre a transparência como ponto central da iniciativa no estado fluminense. “Construímos um sistema interno integrado a um BI. Então, toda a população sabe das obras, tendo as informações de investimentos e qual a fonte de recursos que está financiando aquele projeto”, salientou Villarin.
“A plataforma permite que os cidadãos acompanhem todo o ciclo de vida das obras públicas, desde a concepção até a conclusão, através de dashboards atualizados que facilitam a visualização do progresso dos projetos. Além disso, essa ferramenta apoia o Governador do Rio de Janeiro na tomada de decisões estratégicas baseadas em dados atualizados e estruturados”, complementou o subsecretário.
CIG-PR - O Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) é um projeto inovador liderado pela Casa Civil do Paraná, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo do CIG-PR é desenvolver uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas, com foco em cinco grandes eixos de atuação, para aumentar a precisão no atendimento das demandas e fortalecer a governança no estado do Paraná.
PRESENÇA - Também estiveram presentes na reunião o Cel. Jean Rafael Puchetti, coordenador do Escritório de Processos; Fercea Myriam Duarte, assessora técnica da Diretoria de Articulação Estratégica e Acompanhamento Fiscal (DAE), Caio César Zerbato, coordenador do Lab.PR., Ana Claúdia Freire, coordenadora do Centro de Comunicação Integrado, representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), servidores e membros envolvidos com o projeto CIG-PR.