Atividade econômica cresce 3,2% no Paraná

Os dados fazem parte do novo Boletim Investimento em Foco. Produção de aves e suínos projeta o Paraná nacionalmente
Publicação
08/04/2025 - 13:23
Editoria

O Escritório de Investimento do Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) lança nesta segunda-feira (07) a nova edição do Boletim Investimento em Foco, documento que consolida análises e indicadores estratégicos sobre o desempenho do Estado. 

O destaque está no crescimento de 3,2% na atividade econômica em janeiro de 2025, ante o mesmo período de 2024, conforme o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central. No acumulado de 12 meses (fev/24 a jan/25), o comércio varejista registrou alta de 5,25%, seguido pela indústria (3,9%) e serviços (3,1%), de acordo com o IBGE. 

O agronegócio reforçou sua relevância, além da liderança na produção de aves e suínos, o Estado ampliou sua participação na produção de bovinos, atingindo 3,7% do total nacional. O Paraná também liderou a produção nacional de frangos (34,2%) e suínos (21,5%) em 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MERCADO DE TRABALHO - O mercado de trabalho paranaense segue em expansão, com 15.918 novas vagas formais em 2024, distribuídas principalmente nos setores de serviços (42%), indústria (31%) e construção civil (21%), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Outro marco histórico foi alcançado no quarto trimestre de 2024, quando o Paraná registrou 2,6 milhões de mulheres ativas no mercado de trabalho – o maior número desde o início da série histórica do IBGE, em 2012, com aumento de 3,7% em relação a 2023.

INVESTIMENTO - O boletim ressalta ainda os investimentos públicos em infraestrutura como alicerce para o crescimento sustentável. Para 2025, estão previstos 1,2 bilhão para transporte rodoviário, aéreo, ferroviário e hidroviário; 976 milhões em infraestrutura urbana e transportes coletivos; 2,5 bilhões em fornecimento de energia; e 2,3 bilhões em saneamento básico.

Outro dado importante apresentado é que o Paraná atingiu a menor taxa de homicídios da história, sendo que os investimentos em segurança pública podem ter contribuído na redução da taxa de homicídios ao nível mais baixo já registrado, desde o início da série histórica (2007 - 2024). O crescimento dos recursos destinados para a Secretaria de Segurança Pública passou de 2,5 bilhões em 2019 para 6,5 bilhões em 2024.

O Investimento em Foco reúne dados de fontes como Banco Central, IBGE e Caged, por exemplo, servindo como referência para gestores, investidores e sociedade. “Os resultados refletem a eficiência do planejamento integrado. O Paraná avança combinando produtividade, geração de oportunidades e desenvolvimento social”, afirmou Thiago de Angelis, diretor de Articulação Estratégica e Acompanhamento Fiscal (DAE) e coordenador do Escritório de Investimento do CIG-PR.

CIG-PR - O Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) é um projeto inovador liderado pela Casa Civil do Paraná, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo do CIG-PR é desenvolver uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas, com foco em cinco grandes eixos de atuação, para aumentar a precisão no atendimento das demandas e fortalecer a governança no estado do Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS