Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR)
O que é?
O Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR) é uma ação inédita no país, com a finalidade de construir uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas. O novo modelo de governança é liderado pela Casa Civil do Paraná, que assume o protagonismo diante das principais decisões do Executivo, quando o assunto é a criação de soluções para a execução de entregas públicas. Alicerçado em cinco grandes eixos de atuação, sua intenção é gerar uma maior precisão no atendimento de demandas e o fortalecimento da governança no estado.
O CIG-PR é resultado de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec), ligada à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que atua por meio de projetos em Redes, ambientes de produção científica e tecnológica entre diversas instituições públicas e privadas, na forma de transferência de tecnologias, bem como na proposição e implementação de novos arranjos institucionais capazes de promover novas formas de atuação para a melhoria do desempenho da educação e da governança.
Eixos de Atuação:
Centro de Governança: Pretendendo ser modelo para os demais setores do governo, com metodologias que tragam transparência de dados, proporcionando uma maior possibilidade de tomada de decisões pelos gestores públicos. O Centro de Governança definirá um modelo estatístico e metodológico para o tratamento de dados do Estado.
Escritório de Processos: Com intenção de promover e desenvolver soluções inteligentes que aumentem a vantagem, a eficiência de programas, políticas, projetos e ações. Neste ambiente será feito um diagnóstico detalhado de pontos vulneráveis, dentro do ambiente institucional, que possam retardar ou inviabilizar as entregas públicas, por exemplo.
Dívida Ativa: No trabalho desenvolvido pelo terceiro eixo, uma equipe de servidores já está debruçada em busca de soluções e metodologias que visam recuperar débitos fiscais, garantindo o cumprimento das obrigações legais e o aumento da arrecadação como a Dívida Ativa, por exemplo.
Escritório de Investimentos: Entendendo que a área de investimentos dentro do poder público é de absoluta importância e resultado, o quarto eixo do projeto prevê a criação do Escritório de Investimentos. O objetivo é tratar e desenvolver dados, bem como metodologias que visem a concepção e execução de entregas objetivas, com o propósito de alavancar os investimentos públicos do Paraná.
Laboratório de Inteligência Pública: Objetiva ser um centro inovador dentro da gestão pública, concentrando esforços nas áreas de tecnologia da informação e ciência de dados, com base no conceito de Inteligência Publica (PI). O laboratório irá garantir a transferência de conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento dos projetos que devem otimizar o funcionamento da máquina pública.
Uma vez que todos os eixos contemplados no projeto se comunicam de forma transversal, por meio do Centro de Comunicação Integrada (CCI) da Casa Civil, em parceria com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) todas as atividades relacionadas ao CIG-PR serão amplamente divulgadas nos canais oficiais do governo, para que as etapas possam ser acompanhadas pela sociedade e órgãos de controle, garantindo a transparência do processo.